MAIS LIDAS
VER TODOS

iOS mais seguro

Conheça 5 novos recursos de proteção de dados do iPhone

Novas atualizações disponibilizadas para os iPhones neste ano permitem que os usuários tenham mais segurança durante o uso

Da Redação

·
Conheça 5 novos recursos de proteção de dados do iPhone
Icone Camera Foto por Freepik
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.08.2021, 17:58:03 Editado em 02.09.2021, 11:14:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Conhecida mundialmente por sua segurança, a Apple quer continuar com esse status. Por isso, de tempos em tempos, anuncia novos recursos de proteção de dados do iPhone.

continua após publicidade

Neste ano, os equipamentos iOS passaram por novas atualizações, que trouxeram ainda mais camadas de segurança e privacidade para os dispositivos.

Quer saber quais foram essas atualizações? Veja 5 novos recursos de proteção de dados do iPhone!

continua após publicidade

1. Camadas de proteção

Trabalhar com camadas de proteção de dados não é uma novidade para a Apple. Porém, para proporcionar um sistema iOS mais seguro, a empresa realiza atualizações com certa frequência.

Por conta disso, quem tem um iPhone conta com diferentes métodos de acesso, que vão do reconhecimento facial ou digital, à configuração de senhas.

continua após publicidade

A própria marca recomenda que todas as camadas de proteção sejam utilizadas e, ao criar uma senha, o sistema consegue determinar se ela é segura o suficiente.

Apesar de ser algo positivo, essas camadas de proteção podem ser prejudiciais para quem tem dificuldade em memorizar senhas ou para quem tem crianças por perto que, por vezes, bloqueiam a tela de acesso após inúmeras tentativas.

Nesses casos, para desbloquear iPhone, a dica é contar com softwares especializados no assunto, que conseguem passar as barreiras da senha de bloqueio, liberando o acesso ao equipamento, sem prejudicar o desempenho.

continua após publicidade
Conheça 5 novos recursos de proteção de dados do iPhone
Foto por Freepik

2. Senhas comprometidas

continua após publicidade

Quando você acessa sites e aplicativos com senhas, consegue salvar os códigos na memória do iPhone.

Para garantir que suas senhas são seguras e que não foram divulgadas em invasões de hackers, a Apple realiza verificações regulares em listas de vazamento de dados.

Caso a inteligência iOS perceba que sua senha está sendo divulgada na internet, o sistema envia um alerta para que você atualize o código, evitando que sua conta seja hackeada.

continua após publicidade

Você pode, inclusive, solicitar uma verificação ao acessar os Ajustes do equipamento, na área de Senhas, clicando em Detectar Senhas Comprometidas.

3. Aviso de acesso ao microfone e a câmera

Recentemente, uma empresa de monitoramento americana apontou uma invasão hacker a 150 mil câmeras de segurança, em todo o mundo.

continua após publicidade

E assim como os hackers conseguem acessar câmeras de segurança, sem que ninguém perceba, eles também conseguem “entrar” nas câmeras de dispositivos móveis, principalmente pelo uso de aplicativos.

Pensando nisso, um dos novos recursos de proteção de dados do iPhone é o aviso de que a câmera ou o microfone de um dispositivo estão sendo utilizados.

continua após publicidade

Além de exibir um aviso na tela, a Apple mantém duas bolinhas (verde e laranja) enquanto a câmera ou o microfone são utilizados.

Assim, a partir dessa atualização, sempre que você abrir um app que acessa sua câmera, vai encontrar uma bolinha verde ao lado do ícone da bateria. A bolinha laranja surge ao utilizar o microfone.

4. Rastreamento somente com permissão

continua após publicidade

Pensando em apresentar anúncios personalizados, alguns aplicativos rastreiam as atividades de um usuário, em busca de dados sobre a pessoa.

Porém, motivado por mudanças nas leis de privacidade de todo o mundo, o sistema iOS passou a permitir o rastreio somente por parte de apps aprovados pelo usuário.

Na prática, significa que sempre que um aplicativo quiser rastrear o que você faz, você vai ver um aviso na tela, para ir até as configurações e aprovar (ou não) o pedido.

continua após publicidade
Conheça 5 novos recursos de proteção de dados do iPhone
Foto por Freepik

5. Fotos com acesso limitado

Muitos aplicativos precisam acessar a sua galeria de fotos para permitir que você realize algumas tarefas. Esse é o caso dos apps de redes sociais ou de edição de imagens.

Entretanto, pensando na privacidade dos usuários, um dos novos recursos de proteção de dados do iPhone é a seleção das imagens que podem ser acessadas dentro de um aplicativo.

Na prática, significa que sempre que você utilizar um desses aplicativos, haverá um aviso na tela para que você selecione as imagens que quer que o app tenha acesso.

Se você não permitir o acesso de um aplicativo, sua galeria ficará como se não tivesse nenhum item, como acontece ao apagar dados de iPhone. Porém, um ajuste nas configurações permite a exibição.

Como esses 5 novos recursos de proteção de dados nos mostram, pequenos ajustes já são capazes de oferecer mais segurança para os usuários.

Com camadas extras (e novas) de proteção, quem utiliza os dispositivos iOS tem a tranquilidade de ter seus dados ainda mais protegidos.

E apesar de esses ajustes serem direcionados para equipamentos iOS, a tendência é que toda a indústria de tecnologia seja beneficiada, criando um ambiente virtual de segurança para todos!

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Conheça 5 novos recursos de proteção de dados do iPhone"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!