MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Como o pescador artesanal perdeu o Mar quando estrada, turista e barcos chegaram a Ubatuba

Publicar reportagens mostrando problemas ambientais de várias naturezas era uma das características do Jornal da Tarde. Em 21 de janeiro de 1974, por exemplo, o jornal mostrou aos seus leitores como os pescadores e caiçaras da cidade de Ubatuba, no litora

Edmundo Leite (via Agência Estado)

·
Escrito por Edmundo Leite (via Agência Estado)
Publicado em 09.03.2024, 07:30:00 Editado em 09.03.2024, 07:34:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Publicar reportagens mostrando problemas ambientais de várias naturezas era uma das características do Jornal da Tarde. Em 21 de janeiro de 1974, por exemplo, o jornal mostrou aos seus leitores como os pescadores e caiçaras da cidade de Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, estavam perdendo "seu mar", suas terras, seus ofícios e sua cultura a partir da chegada da estrada asfaltada Rio-Santos e de modernos barcos pesqueiros.

continua após publicidade

Com base na tese de doutorado "Pesca e Marginalização do Litoral de São Paulo", do sociólogo Antonio Carlos S. Diegues, a repórter Célia Romano contou como estava a situação da pesca artesanal na região e como os pescadores e caiçaras donos de terras passaram a vender suas propriedades a preços irrisórios para serem "reduzidos a caseiros de terrenos de que antes eram proprietários." Leia a íntegra.

Jornal da Tarde - 21 de janeiro de 1974

continua após publicidade

O PESCADOR VAI PERDENDO SEU MAR

Os modernos barcos pesqueiros afastam os cardumes e os pescadores do litoral Norte vão mudando de profissão.

Célia Romano, especial para o JT.

continua após publicidade

Barcos pesqueiros modernos levam os cardumes; a tainha desaparece: com a nova estrada vêm as grandes empresas e as grandes fortunas, que competem pela posse das terras e das fontes de nutrição. Depois vem o turista que oferece uma quantia absurda pelo direito a uma casa de fim-de-semana. O pescador artesanal de Ubatuba, reduzido à miséria pela riqueza que chega, só tem bons motivos para deixar de ser pescador. Vende sua terra, e com ela seus hábitos, seu passado‚ tua profissão, tudo o que tem e sabe. E, menos armado que nunca, vai recomeçar a vida.

DEFINIÇÃO

"O pescador artesanal é dono de toscas embarcações, geralmente a remo, que, na captura e desembarque da espécie, trabalha sozinho ou utilizando mão-de-obra familiar ou não assalariada, explorando ambiente ecológicos limitados através de técnicas reduzidas, de rendimento relativo." (Antonio Carlos S. Diegues. Pesca e Marginalização do Litoral de São Paulo, tese de doutoramento)

continua após publicidade

Nessa definição, o pescador surge caracterizado justamento por aquilo que não tem: não tem meios de trabalhos, não tem um bom campo de operações, não tem um rendimento seguro. Também não tem sócios.

O estudo feito por esse sociólogo na região de Ubatuba, onde se concentra o maior número de pescadores do Estado - ainda verificou outras grandezas negativas: 50 por cento dos pescadores recebem menos que o salário mínimo; 31,2 por cento ganham menos de cem cruzeiros por mês: muitos não possuem aparelhos de pesca: e muitos são obrigados a outra atividade para completar o sustento.

continua após publicidade

Isso já foi melhor. Logo após a decadência do café, uns trinta anos atrás, a pesca para o comércio, coincidindo com o surto industrial de São Paulo, atravessou uma época de grande fartura. Alguns mutirões chegaram a apresar 8 mil tainhas. As mulheres ficavam na praia, limpando e salgando o peixe: os homens se repartiam nas funções de vigia.

Dividido o quinhão, o dono do cerco oferecia comida e cachaça para todos. Não era só uma festa; era um modo de organização social. A medida que a tainha desapareceu, essa pequena sociedade coesa se fracionou em trabalhadores isolados.

Quando chegaram os primeiros barcos aparelhados para a pesca em pontos distantes da costa - baleeiras, traineiras, as grandes embarcações de empresas como a Confrio, sediada em São Sebastião - alguns caiçaras abandonaram a pesca (outros abandonaram a lavoura) para trabalhar neles.

continua após publicidade

Outros, ainda, juntaram seus recursos e compraram pequenos barcos a motor, reduzindo, embora pouco, a desigualdade da competição. A maioria não pôde; em 1971 havia 250 canoas a remo, contra 75 motorizadas e 14 barcos. Nem todos podem alcançar as regiões para onde os cardumes recuaram.

TURISMOS

O pescador, assim, se sente cada vez mais um intruso num mar que pretende conhecer como ninguém. Mas em terra também não está em casa. Nas praias onde o turismo penetrou, é comum verem-se antigos pescadores reduzidos a caseiros de terrenos de que antes eram proprietários.

continua após publicidade

Vender foi uma destruidora forma de salvação. A oferta do turista, altíssima para os padrões locais, é geralmente ridícula para quem conhece o ramo imobiliário. Alguns caiçaras possuem fortunas em terras, e não sabem. Naturalmente o comprador não os informa a respeito. E então o experimentado pescador se torna um péssimo pedreiro.

Eles não têm grandes esperanças. Sabem que o turismo, apesar dos seus males, pode aumentar o consumo, e que o peixe está cada vez mais caro. Mas poderão manter-se na profissão até que ela volte, um dia, a compensar?

continua após publicidade

Há quem fale em formar uma cooperativa. Mas o pescador, hoje, é demasiado individualista, e receia. Além disso, diz João Coutinho, presidente da Colônia dos Pescadores, não há apoio oficial.

E já houve uma experiência frustrada, em 1967: quando a cooperativa tentou um empréstimo no Banco Nacional de Cooperativismo, para comprar um caminhão, o banco pediu cadastro da diretoria.

Mesmo os empréstimos da Sudepe, diz Coutinho, são inacessíveis, e as prestações demasiado puxadas, Na impossibilidade de montar uma cooperativa, eles esperam, este ano, pelo menos fazer uma feira livre permanente e vender direto - sem os atravessadores que levam 40% de comissão no transporte para São Paulo.

continua após publicidade

Instalada em Ubatumirim, a Asel (Ação Social Estrela do Litoral), dirigida pelos padres franciscanos, procura ajudar os pescadores a se associarem. Construiu um estaleiro, inaugurado em julho, e vende barcos abaixo do custo, facilitando ao máximo o pagamento.

O primeiro, o Reizinho, já foi lançado ao mar. Tem também um Centro Educacional que dá cursos de carpintaria, construção, eletricidade, e procura educar os caiçaras para que enfrentem a época. "Para transformar uma mentalidade", diz frei Pio, seu diretor, precisaríamos de uma geração. Neste ponto, chegamos tarde. Mas antes não havia nada."

Mesmo a Asel não vê solução sem espírito de cooperativismo, e isto a geração mais velha não tem. E por bons motivos, parece. Roque Nunes, 60 anos, família de 13 pessoas, já desistiu. A Rio-Santos passa pela porta da sua casa, cobriu boa parte da sua plantação (banana, café, abacate, laranja, cana e mandioca) e o empurrou para um canto da propriedade, junto ao morro, com uma complicada disputa de terras e títulos, que ele custa a compreender.

continua após publicidade

Assegura que tem os documentos, mas confessa que, se for mandado embora dali, sem a indenização (que nem sabe de quanto seria), não tem para onde ir nem meios de se sustentar. O mais que ganhou nos últimos meses, diz, foi 50 cruzeiros. Voltou a pescar? Impossível:

- A estrada entupiu meu ponto de saída das duas praias mais próximas.

Manoel é um privilegiado. Ganha 300 cruzeiros por mês. Mas queixa-se do aparato técnico dos concorrentes: dois barcos puxam uma única rede, que vem varrendo o mar: "Se a gente não sai da frente eles vêm em cima. Quando passam por perto levam todo o peixe".

Se tivesse condições, mudaria de profissão, mas não quer ser empregado nem sócio.

- A gente vai com os outros e eles querem a metade. Dizem que brasileiro não tem combinação, não é?

Jornal da Tarde

Por 46 anos de 4 de janeiro de 1966 a 31 de outubro de 2012 o Jornal da Tarde deixou sua marca na imprensa brasileira.

Neste blog são mostradas algumas das capas e páginas marcantes dessa publicação do Grupo Estado que protagonizou uma história de inovações gráficas e de linguagem no jornalismo.

Um exemplo é a histórica capa do menino chorando após a derrota da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982, na Espanha.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Como o pescador artesanal perdeu o Mar quando estrada, turista e barcos chegaram a Ubatuba"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!