MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Comissão de paisagem urbana se posiciona contra mudar Lei Cidade Limpa de SP

A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 9, uma moção contrária ao projeto de lei 898/13, que flexibiliza a Lei Cidade Limpa na cidade de São Paulo e autoriza anúncios no topo de edifícios. O posicionamen

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.09.2020, 19:50:00 Editado em 09.09.2020, 19:55:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 9, uma moção contrária ao projeto de lei 898/13, que flexibiliza a Lei Cidade Limpa na cidade de São Paulo e autoriza anúncios no topo de edifícios. O posicionamento aponta que a mudança não é permitida pelo Plano Diretor e que traria custos adicionais à Prefeitura.

continua após publicidade

"Levando-se em conta a existência de dezenas de milhares de edifícios na capital paulista, consideramos haver grande potencial de impacto negativo para a paisagem urbana com a utilização de tal estrutura", diz a moção, aprovada em reunião extraordinária.

"Não identificados no PL em análise, de acordo com os requisitos do Plano Diretor Estratégico e da Lei Cidade Limpa, os elementos que atendam prioritariamente o interesse coletivo. Ao contrário, identificamos a prevalência de um segmento econômico da cidade, representado especialmente pelos anunciantes, que poderão explorar de forma remunerada não onerosa espaços publicitários inseridos na paisagem urbana", continua o texto.

continua após publicidade

Em relação ao Plano Diretor, de 2014, a moção cita o artigo 388, que determina a manutenção das "disposições da Lei nº 14.223", a Lei Cidade Limpa, que considera a paisagem urbana como um bem público. Isto é, no entendimento da comissão, a alteração defendida no projeto seria possível apenas com uma mudança no próprio Plano Diretor.

O mesmo entendimento já havia sido apontado pela assessoria jurídica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e acolhido pelo secretário da pasta, Fernando Chucre, que encaminhou o conteúdo para a Assessoria Técnica Legislativa, em maio de 2019. Além disso, outros posicionamentos contrários também foram emitidos por outras comissões municipais desde 2013.

A moção também destaca que a medida não atende a interesse públicos e que não prevê qualquer tipo de "melhoria na qualidade ambiental" e no "bem-estar humano". Além disso, ressalta que poderia afetar duas leis atuais, que permitem anúncios em relógios de rua, pontos de ônibus e sanitários públicos, cuja outorga paga à municipalidade poderia se desvalorizar e até ser alvo de judicialização.

continua após publicidade

"Nossa avaliação é o que o PL 898, de 2013, se prosperar, estabelecerá condições negativamente permissivas para as atividades que pretende modificar, sem que haja contrapartida de interesses públicos relevantes e nem justificativas que as sustentem", defende. "Não vislumbramos ganhos adicionais à sociedade ou à administração pública com tais mudanças, mas, ao contrário, potenciais custos adicionais à municipalidade e prejuízos ao ordenamento da paisagem urbana."

A CCPU é presidida pela arquiteta e urbanista Regina Monteiro, que elaborou a Lei Cidade Limpa, em 2006, e tem conselheiros do poder municipal e representantes da sociedade civil. A comissão é responsável por analisar casos relacionados à aplicação das leis relacionadas a anúncios, mobiliário urbano e inserção de outros elementos na paisagem da cidade.

O projeto de lei é de autoria do vereador Eduardo Tuma (PSDB), presidente da Câmara Municipal. Embora seja de 2013, foi aprovado em primeira discussão em sessão extraordinária em 26 de agosto de 2020.

continua após publicidade

Em nota, o vereador argumentou que o PL ressaltou que a instalação dos anúncios continuarão dependentes de aprovação da CPPU. "A paisagem arquitetônica será preservada, nos moldes do que já ocorre em outros países onde esse tipo de publicidade é permitida. Não se trata, portanto, de uma liberação geral e sem controle, até porque, se isso ocorresse, haveria redução do valor dos espaços para exibição publicitária", alega. Além disso, Tuma defendeu que a proposta vai "permitir geração de renda, aquecimento da economia e ampliação da receita tributária do Município".

Mais de 40 entidades emitem carta contrária à flexibilização da Lei Cidade Limpa

Também nesta quarta-feira, 9, um grupo de 47 entidades de bairro divulgou uma carta contrária ao projeto, destinada aos vereadores paulistanos. Dentre os signatários, estão o Movimento Defenda São Paulo, a Sociedade dos Amigos, Moradores e Empreendedores do Bairro Cerqueira César (Sammorc), a Viva Pacaembu, o Fórum Verde Permanente e o Núcleo Docomomo São Paulo.

Além disso, um abaixo-assinado virtual reúne ao menos 1.449 manifestações contrárias à mudança na lei. Ele também é destinado à Câmara e pede que os vereadores votem contrariamente ao que chamam de "retrocesso".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Comissão de paisagem urbana se posiciona contra mudar Lei Cidade Limpa de SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!