MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Comissão da Câmara debate cobrança de mensalidade em universidades públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove, nesta quinta-feira, 2, uma audiência pública para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/19, que institui a cobrança de mensalidade dos alunos de alta renda pelas universidades pública

Isabela Moya (via Agência Estado)

·
Escrito por Isabela Moya (via Agência Estado)
Publicado em 02.06.2022, 12:29:00 Editado em 02.06.2022, 12:34:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove, nesta quinta-feira, 2, uma audiência pública para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/19, que institui a cobrança de mensalidade dos alunos de alta renda pelas universidades públicas. Após a discussão sobre o tema ganhar o debate nacional, divergindo opiniões de especialistas, artistas e de diversos setores da população, a proposta foi retirada de pauta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal (CCJ).

continua após publicidade

Deputados como Kim Kataguiri (União-SP), Tiago Mitraud (Novo-MG) e General Peternelli (União-SP) propuseram, então, a ampliação da discussão sobre a PEC na Câmara, trazendo especialistas na gestão da educação superior e de gestores de Universidades.

Foram convidados para a audiência pública o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Paulo Meyer Nascimento, o professor de Economia do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) Sergio Firpo, a coordenadora da Setorial de Educação do Movimento Livres, Alessandra de Paula; e a representante da Associação dos Reitores das Universidades Federais do Brasil (Afebras) Ludmilla Carvalho Serafim de Oliveira.

continua após publicidade

A audiência acontece às 14h e será transmitida por meio do portal e-Democracia.

Especialistas divergem sobre o assunto

Especialistas da área da educação divergem quanto à cobrança de mensalidade por alunos de universidades pública, exceto aqueles com baixa renda. Paulo Meyer Nascimento, convidado para a audiência pública e ouvido pelo Estadão, é contrário à mensalidade. Ele acredita que ela afasta o estudante, principalmente o mais pobre, diante do temor de uma dívida futura. Para ele, o modelo ideal é o de cobrança sobre a renda futura, em que o valor a ser cobrado seria moldado conforme o desempenho do profissional no mercado de trabalho.

Já Sergio Firpo, que também estará presente no debate e foi ouvido pela reportagem, concorda com o pagamento de mensalidade por alunos mais abastados, desde que como "uma política que ajude na distribuição de gastos, voltada para a população dos mais pobres". Ele avalia que havendo alunos que possam pagar, não existe razão para não cobrar. Firpo acredita que para fazer verificar quem teria direito à isenção, poderiam ser utilizados de sistemas já existentes, como o Cadastro Único (CadÚnico). "Público não é igual à gratuito", defende.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Comissão da Câmara debate cobrança de mensalidade em universidades públicas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!