MAIS LIDAS
VER TODOS

'Cometa do Diabo'

Cometa três vezes maior que o Everest se aproxima da Terra em breve

A rocha espacial é conhecida como "Cometa do Diabo" devido à formação de dois "chifres", compostos de gelo e gás

Da Redação

·
O corpo celeste brilhou 100 vezes em 31 de outubro
Icone Camera Foto por Divulgação/Nasa
O corpo celeste brilhou 100 vezes em 31 de outubro
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.11.2023, 11:58:19 Editado em 09.11.2023, 11:58:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os astrônomos estão empolgados com a aproximação de 2024, isso porque no próximo ano uma rocha espacial de aproximadamente 29 quilômetros de diâmetro, chamada de "Cometa do Diabo" (devido à formação de dois "chifres" compostos de gelo e gás), vai passar próximo ao planeta Terra. De acordo com especialistas, esta será a primeira vez em mais de 70 anos que um cometa vai passar pela Terra.

continua após publicidade

Oficialmente conhecido como 12P/Pons-Brooks, o corpo celeste tem o triplo do tamanho do Monte Everest. Ainda conforme astrônomos, a rocha espacial é descrita como um “vulcão frio”, por ejetar gelo e gás violentamente, que criam um rasto de material, muito parecido com um par próprio de chifres.

Em uma entrevista concedida ao site norte-americano ABC News, o pesquisador Theodore Kareta afirmou que as explosões deste cometa permitem que ele se torne claro o suficiente para, em algumas ocasiões, ser visto sem a necessidade de telescópios profissionais. "Não há muitos cometas que tenham esses aumentos repentinos de brilho, que sejam tão fortes, e menos ainda que os tenham algumas vezes durante uma órbita. Parece que Pons-Brooks está realmente ativo", disse o especialista.

continua após publicidade

Aproximação

O Cometa do Diabo está sendo monitorado por profissionais da astronomia. O astrônomo e professor aposentado da Universidade do Arizona, Eliot Herman, relatou que o corpo celeste brilhou repentinamente 100 vezes em 31 de outubro deste ano e tende a ficar mais brilhante.

O 12P/Pons-Brooks se desloca, atualmente, em direção ao Sol a cerca de 20 km por segundo, atraído pela força gravitacional do astro. À medida que se aproxima, a rocha pode chegar a 160 mil km/h. A aproximação com a Terra será posterior, quando a rocha espacial atingir cerca de 232 milhões de km/h, em meados de junho. Depois, o "cometa do diabo" será lançado gravitacionalmente de volta ao sistema solar exterior e não vai retornar até 2095.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cometa três vezes maior que o Everest se aproxima da Terra em breve"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!