MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Com recorde de mortes em 24h, SP passa a marca de 5 mil óbitos por coronavírus

As cidades do Estado de São Paulo atingiram um total de 5.147 mortes pelo novo coronavírus nesta terça-feira, 19. Foram 324 óbitos confirmados da covid-19 em 24 horas, o que representa aumento de cerca de 7%, e mais de mil mortes em apenas uma semana - na

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.05.2020, 13:14:00 Editado em 19.05.2020, 13:20:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As cidades do Estado de São Paulo atingiram um total de 5.147 mortes pelo novo coronavírus nesta terça-feira, 19. Foram 324 óbitos confirmados da covid-19 em 24 horas, o que representa aumento de cerca de 7%, e mais de mil mortes em apenas uma semana - na terça anterior, 12 de maio, eram 3.949 óbitos.

continua após publicidade

Nesta terça-feira, São Paulo também superou o recorde de mortes confirmadas em um só dia, que até agora era de 224 óbitos em 24 horas no dia 28 de abril.

A taxa de ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na Região Metropolitana de São Paulo é de 88%. Em todo o Estado, a média é de 71,4% leitos ocupados.

continua após publicidade

Ao informar os números, o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, fez um apelo para que, durante o feriado prolongado marcado para os próximos dias, a população não saia de casa. "O feriado que nós temos pela frente não é um feriado de lazer, é um feriado em casa", disse. "Não é para ir para a praia, não é para ir para os parques - mesmo porque estão fechados - tem de usar a máscara do mesmo jeito."

O coordenador do centro de contingência para o coronavírus em São Paulo, Dimas Covas, ressaltou que o isolamento da população durante o feriado prolongado é essencial para reverter a tendência de piora nos resultados.

'Dias de luto'

continua após publicidade

Ele classificou o período entre a quarta, 20, e a próxima segunda-feira, 25, como "os dias mais importantes dessa batalha contra vírus".

"Estamos perdendo essa batalha contra o vírus, essa é a realidade", disse Dimas, acrescentando que nos próximos dias "a população terá oportunidade de fazer a sua parte". "Os dias que se seguem, na minha opinião, não são dias de feriado. São dias de luto."

A marca de 5 mil mortos foi atingida enquanto a Prefeitura da capital e o governo estadual tentam estimular a população a ficar em casa.

continua após publicidade

O governador João Doria (PSDB) enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que propõe antecipar o feriado de 9 de Julho para a próxima segunda-feira, 25. Já a Câmara Municipal aprovou projeto que autoriza o prefeito Bruno Covas (PSDB) a adiantar tanto o feriado do Corpus Christi quanto o Dia da Consciência Negra para esta semana.

No último domingo, 54% da população paulista ficou em casa - um ponto porcentual a mais do que na semana anterior -, segundo o monitor do governo estadual que verifica o isolamento. No último sábado, o patamar ficou em 50%, mesmo resultado anterior.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Com recorde de mortes em 24h, SP passa a marca de 5 mil óbitos por coronavírus"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!