MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Com queda nos números da covid, Estado de SP entra na fase amarela da quarentena

O Estado de São Paulo divulgou nesta sexta-feira, 11, o novo mapa da quarentena e, diante da queda nos números da covid-19, todas as regiões já estão na fase amarela. Franca e Ribeirão Preto, que eram as únicas regiões que estavam na fase laranja, passara

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.09.2020, 13:12:00 Editado em 11.09.2020, 13:21:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Estado de São Paulo divulgou nesta sexta-feira, 11, o novo mapa da quarentena e, diante da queda nos números da covid-19, todas as regiões já estão na fase amarela. Franca e Ribeirão Preto, que eram as únicas regiões que estavam na fase laranja, passaram para essa nova etapa; 95% do Estado já estava nessa fase desde 4 de setembro.

continua após publicidade

A fase amarela permite a retomada, ainda que parcial, de atividades comerciais, e as regiões que estão há mais de 28 dias nessa etapa têm autorização para retomar atividades escolares desde 8 de setembro, com atendimento de apoio, mas essa decisão cabe aos prefeitos. O Estado já não tinha regiões na fase vermelha, que era a mais restritiva, desde a reclassificação feita no dia 21 de agosto.

"A reclassificação foi possível por quedas nos números de Franca e Ribeirão Preto. Entramos uma nova fase do monitoramento da pandemia", afirmou o governador João Doria (PSDB).

continua após publicidade

Pelas regras anteriores do Plano São Paulo, as regiões só podiam progredir de fase de 14 em 14 dias. E a próxima progressão se daria na próxima sexta-feira, 18, mas houve mudanças. A partir desta sexta-feira, as reavaliações do Plano São Paulo passam a ser mensais, por determinação do Centro de Contingência Contra a Covid-19. "Mas, se houver piora significativa, haverá a regressão imediata para a faixa vermelha. Não haverá retorno para a fase a laranja, o que aumenta a responsabilidade de prefeitos", disse Doria. Com a decisão anunciada nesta sexta-feira, a nova reclassificação das regiões acontecerá somente no dia 9 de outubro.

O Estado de São Paulo contabiliza nesta sexta-feira 882.809 casos confirmados e 32.338 mortes pela doença. Ainda de acordo com o balanço, a taxa de ocupação em leitos de UTI no Estado é de 52,5%, uma das mais baixas desde o início da pandemia. Esse índice é de 52,2% na Grande São Paulo.

"Ainda temos muitas mortes por dia e casos. Então, temos de ter os cuidados para que as regiões se mantenham nessa fase", afirmou o chefe do Centro de Contingência, José Medina.

A média diária é de 178 óbitos no Estado nesta última semana, de acordo com João Gabbardo dos Reis. Segundo ele, o indicador é "positivo". "Precisamos de esforço da população na retomada dessa nova normalidade e tudo vai depender do que acontecer nas próximas quatro semanas", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Com queda nos números da covid, Estado de SP entra na fase amarela da quarentena"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!