MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Com ajuda de I.A. e projeções 3D, exposição traz o Antigo Egito a SP

Quantas vezes você já se pegou pensando sobre os mistérios do Antigo Egito? Recentemente, um questionamento similar a esse, mas em relação ao Império Romano, viralizou no TikTok, escancarando a curiosidade das pessoas sobre as obras criadas no passado. Ag

Giovanna Castro (via Agência Estado)

·
Escrito por Giovanna Castro (via Agência Estado)
Publicado em 21.01.2024, 09:30:00 Editado em 21.01.2024, 09:36:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Quantas vezes você já se pegou pensando sobre os mistérios do Antigo Egito? Recentemente, um questionamento similar a esse, mas em relação ao Império Romano, viralizou no TikTok, escancarando a curiosidade das pessoas sobre as obras criadas no passado. Agora, uma exposição que chegou a São Paulo pode ajudar a desmistificar as tumbas dos faraós e a vida dos antigos egípcios - tudo com a ajuda de realidade virtual.

continua após publicidade

Tutankamon, Uma Experiência Imersiva, no Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista, é inteiramente dedicada ao faraó de mesmo nome, que viveu na 18.ª dinastia egípcia, no período da história do país conhecido como Império Novo. Sua tumba é uma das mais famosas da história, pois foi encontrada intacta por pesquisadores britânicos em 1922, uma das maiores descobertas arqueológicas da humanidade.

O espaço fica em um lugar nunca ocupado antes no shopping Cidade São Paulo, projetado inicialmente para ser um teatro, no quarto andar, e replica um modelo que já existe em alguns países da Europa e foi trazido ao Brasil pelas empresas Bem Comunicação e Apple Produções.

continua após publicidade

TECNOLOGIA.A mostra tem sete salas: três com réplicas de peças da tumba de Tutankamon, como a máscara funerária e a múmia do faraó, feitas em parceria com o artista palestino Maisur Musa, e textos sobre a personalidade histórica; uma projeção 3D sobre a história do faraó em seis capítulos; outra com cabines fotográficas que simulam como a pessoa seria se vivesse no Antigo Egito, tecnologia similar a de aplicativos de inteligência artificial fotográfica; duas com experiências de realidade virtual, onde a pessoa consegue ver e vivenciar o interior e o exterior da tumba de Tutankamon utilizando um óculos especial.

Segundo Hugo Teixeira, diretor da exposição e CEO da Bem Comunicação, o conteúdo da mostra "foi produzido com tecnologias que dão a sensação de profundidade e de realidade mesmo; então a sensação é de que estamos imersos na história egípcia". A ideia, diz ele, era construir uma exposição tecnológica capaz de interessar a crianças, adultos e idosos. Parece ter funcionado: no primeiro dia, anteontem, pessoas de todas as idades ficaram fascinadas pelos projetos de realidade virtual e projeção 3D.

"Eu achei muito interessante. Tudo que a gente já estudou está aqui, mas nunca vi tão claro como aqui. Isso tudo confirma a revolução tecnológica que a humanidade tem vivido ao longo dos anos", afirmou Antônio Basídio da Silva, de 93 anos, aposentado.

continua após publicidade

DIFERENTE."É um tipo de exposição diferente de tudo o que a gente está acostumado. Acho que a primeira parte (de textos e réplicas) deixa um pouco a desejar, a tradução está um pouco esquisita. Isso de ser bem interativo e tecnológico é uma experiência muito diferente, principalmente para nós, que somos mais velhos e acostumados com museus tradicionais", diz Tatiane Gonçalves, de 36 anos, historiadora.

Kleber Uttempergher, de 47 anos, consultor financeiro, decidiu ir com a mulher, três filhos, de 14, 12 e 10 anos, e a sogra, de 71 anos - e se surpreendeu. "É um passeio ideal para a família, nós gostamos de incentivar esse conhecimento histórico e cultural nas crianças", diz. "Nossos dois filhos mais velhos já estudaram um pouco da história do Egito na escola e, vindo aqui, eles foram lembrando e falando o que sabem sobre o assunto", disse a esposa de Kleber, Maria Emilia Brinkmann, de 43 anos, pedagoga.

A exposição fica no Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista, 1.230, até o fim de maio. Pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 22h, e, de domingos e feriados, das 12h às 21h. Custa a partir de R$ 40 (meia-entrada) por pessoa. Vendas no www.ticketmaster.com.br.

As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Com ajuda de I.A. e projeções 3D, exposição traz o Antigo Egito a SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!