MAIS LIDAS
VER TODOS

NATUREZA

'Cobra DiCaprio': nova espécie já está em risco por causa da mineração

A cobra do olhos e manchas vermelhos, recebeu o nome em homenagem à mãe do ator Leonardo DiCaprio

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.02.2023, 11:35:25 Editado em 04.02.2023, 11:35:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nas florestas do Equador, Colômbia e Panamá, cinco novas espécies de cobras foram descobertas. Umas delas teve o nome de batismo inspirado indiretamente no ator Leonardo DiCaprio, graças ao trabalho da celebridade em prol da conservação do meio ambiente.

continua após publicidade

A cobra do olhos e manchas vermelhos, recebeu o nome em homenagem à mãe do astro, Irmelin: Sibon irmelindicaprioae. Com cerca de 38 centímetros de comprimento, ela passa as noites nas folhas das palmeiras a três metros acima do solo, procurando caracóis e lesmas.

LEIA MAIS: Bombeiros resgatam jiboia de dois metros dentro de galinheiro

continua após publicidade

O que preocupa pesquisadores da área, no entanto, é que a espécie recém-descoberta já está ameaçada de extinção graça ás atividades mineradoras, que cresceram muito nos último três ano na selva entre o Equador e Colômbia.

Extremamente dócil, a cobra se defende sem atacar, apenas se enrolando em torno da própria cabeça e exalando um odor fétido.

Além da Sibon irmelindicaprioae, também foram descritas nos estudos de extinção a cobra-caracol dossel (Sibon dossel), cobra comedora de caracóis de Marley (Sibon marleyae), cobra comedora de caramujos de Vieira (Sibon vieirai) e cobra comedora de caracóis de Welborn (Dipsas welborni).

continua após publicidade


Sob risco no Equador e Colômbia

A cobra Sibon marleyae, com tons vermelhos, laranjas, amarelos e marrom, foi batizada em homenagem à filha do conservacionista Brian Sheth. Ela foi descoberta nas florestas tropicais de Chocó, uma das mais úmidas e intocadas do Equador e Colômbia. (Veja abaixo)

As áreas montanhosas da floresta amazônica superior e as selvas de Chocó-Darién são mundialmente conhecidas pelas novas espécies continuamente descobertas na região, rica em biodiversidade.

continua após publicidade

Em um estudo publicado em 25 de janeiro na revista científica ZooKeys, voltada para a pesquisa de biodiversidade, os pesquisadores descreveram as cobras e relataram como a mineração de ouro e cobre na região ameaça outras espécies desse réptil.

Durante a pandemia, a mineração ilegal atingiu um nível crítico e está dizimando as populações de cobras que vivem nas árvores.

'Cobra DiCaprio': nova espécie já está em risco por causa da mineração
Foto por Reprodução/Ivan Castaneira

Isso ocorre por dois fatores:

  1. Essas cobras são arborícolas, ou seja, não podem sobreviver em áreas sem vegetação;
  2. Elas se alimentam exclusivamente de lesmas e caracóis, que vivem em córregos e rios que vão diminuindo devido à poluição dos corpos d'água.


Fonte: Informações

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "'Cobra DiCaprio': nova espécie já está em risco por causa da mineração"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!