MAIS LIDAS
VER TODOS

Evento astronômico

Clarão no céu, que pôde ser visto no Paraná, foi provocado por meteoro

Pessoas de cidades da região afirmaram tem visto o momento que a luz apareceu no céu. Estrondos também foram registrados

Da Redação

·
Vídeo registrado por um morador da cidade de Jaboti, no Norte Pioneiro do Paraná
Icone Camera Foto por Reprodução
Vídeo registrado por um morador da cidade de Jaboti, no Norte Pioneiro do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.08.2023, 11:59:28 Editado em 07.08.2023, 12:46:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um clarão no céu provocado por um meteoro, que pôde ser visto na noite deste domingo (6), nos estados do Sul e Sudeste do Brasil, foi registrado por moradores da região norte do Paraná. Um vídeo de um morador da cidade de Jaboti, no Norte Pioneiro, que circula na internet, mostra o momento que a luz cruza o céu. Veja o vídeo abaixo.

continua após publicidade

Muitas pessoas comentaram o assunto e divulgaram imagens do clarão nas redes sociais. Segundo os internautas, a luz foi acompanhada por um estrondo muito forte. “Eu vi em Arapongas, pensei que era estrela cadente, mas estava muito baixo", escreveu uma pessoa nas redes sociais.

LEIA MAIS - PRF apreende R$ 1 milhão em cocaína em tanque de combustível no PR

continua após publicidade

O Coordenador do Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina), Miguel Moreno, afirmou que o evento aconteceu por conta de um corpo celeste que adentrou a atmosfera da Terra, ou seja, um meteoro. Esse acontecimento é conhecido popularmente como estrela cadente.

“As estrelas cadentes geralmente são umas pedrinhas do tamanho de um grão de feijão que cai na atmosfera terrestre, é incinerada e faz aquele brilho. Quando é um fragmento maior, do tamanho de uma laranja ou um pouquinho maior, ele causa um brilho muito chamativo que a gente chama de bólido, e foi isso que foi visto na noite de ontem para hoje”, afirmou ele.

No entanto, ainda não é possível saber o exato tamanho do meteoro que adentrou a atmosfera terrestre neste domingo, e nem se será possível encontra algum meteorito na superfície da Terra. Conforme Miguel, analises que serão feitas poderão tirar essas dúvidas.

continua após publicidade

“Tem um grupo chamado Bramom, eles têm câmeras instaladas no Brasil inteiro, para poder captar essas imagens de meteoros. Eles estão fazendo agora as imagens de dezenas de câmeras de estações por todo o Brasil para poder fazer um cálculo estimando o tamanho que seria e se por acaso chegou a cair algum fragmento na terra e onde teria caído, disse.

Clarão provocado por passagem de meteoro chama atenção de moradores da região tnonline

continua após publicidade

O que é um meteoro?

É chamado de meteoro um corpo celeste que entrou na atmosfera da terra. Quando ainda está no espaço, ele pode ser um asteroide ou um cometa, dependendo da sua composição. Asteroides geralmente são feitos de rocha e metal, já os cometas possuem gelo na sua composição e por isso, possuem uma calda. Já quando esses objetos sobrevivem a passagem pela atmosfera terrestre e se fragmentam ao atingir o solo, passam a ser chamados de meteorito.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Clarão no céu, que pôde ser visto no Paraná, foi provocado por meteoro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!