As citações nas capas dos cadernos de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que teve sua primeira aplicação no domingo (3), são de Carolina Maria de Jesus, uma autora, poeta e cronista do Brasil.
Carolina nasceu em uma área rural de Sacramento (MG) no ano de 1914. Aos 23 anos, decidiu se mudar para São Paulo em procura de oportunidades mais favoráveis. levando uma vida simples e de extrema pobreza, trabalhava como catadora de papel na favela de Canindé, onde, utilizando materiais como madeira e papelão, construiu sua própria residência.
As escritas, feitas em pedaços de papel os quais eram achados no lixo, documentou sua rotina de vida onde havia episódios de violência e descriminação.
A poeta faleceu no ano de 1977, e até nos dias atuais ela representa uma grande importância de literatura sendo considera uma das mais importantes autoras do Brasil.
Em suas obras, Carolina revela a dura realidade de uma mulher negra, pobre e mãe solteira, lidando com os desafios diários e almejando um futuro promissor para seus filhos.
LEIA MAIS: Criança morre ao ser atropelada por caminhão de coleta de lixo no PR
Nas provas do Enem este ano, quatro frases da autora ganharam destaque. Confira:
“O arco-íris foge de mim” (prova azul)
“Lá no interior eu era feliz, tinha paz” (prova amarela)
“Quem inventou a fome são os que comem” (prova branca)
“Percebi que sou poetisa fiquei triste” (prova verde)
Carolina possui diversas outras citações famosas, como "Sou negra, a fome é amarela e dói muito" e "O Brasil precisa ser governado por alguém que já enfrentou a fome". Filha de progenitores sem instrução formal, ela aprendeu a ler e escrever sozinha.
Com informações CNN
Deixe seu comentário sobre: "Citações de Carolina Maria de Jesus no Enem 2024; Veja"