MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Cientistas recriaram música do Pink Floyd a partir de ondas cerebrais

O clássico Another Brick in the Wall, do Pink Floyd, foi recriado por cientistas da Universidade de Berkeley, na Califórnia, nos EUA, com base na gravação de ondas cerebrais de pacientes. É a primeira vez que uma canção é decodificada a partir do registro

Roberta Jansen (via Agência Estado)

·
Escrito por Roberta Jansen (via Agência Estado)
Publicado em 16.08.2023, 21:27:00 Editado em 16.08.2023, 21:32:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O clássico

continua após publicidade
Another Brick in the Wall

, do Pink Floyd, foi recriado por cientistas da Universidade de Berkeley, na Califórnia, nos EUA, com base na gravação de ondas cerebrais de pacientes. É a primeira vez que uma canção é decodificada a partir do registro da atividade elétrica do cérebro. O avanço pode ajudar a restaurar a musicalidade natural do discurso de pessoas que sofrem de doenças neurológicas, como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que prejudicam a fala. Os cientistas analisaram gravações de ondas cerebrais de 29 pacientes submetidos a cirurgias para o tratamento da epilepsia. Durante a intervenção cirúrgica, eles escutavam um trecho de três minutos da canção mais famosa do álbum The Wall, de 1979. A atividade cerebral foi captada por meio de eletrodos colocados diretamente no cérebro dos voluntários, enquanto eles eram operados. Posteriormente, as gravações foram decodificadas por meio de inteligência artificial. Apesar de o som soar um pouco abafado, é possível reconhecer facilmente o verso "All in all, its just another brick in the wall", bem como a melodia e o ritmo da música reconstruída. O trabalho foi publicado na última terça-feira, 15, na PLoS Biology. "Parece um pouco que eles estão cantando debaixo da água", comparou o neurologista Robert Knight, principal autor do estudo. O pesquisador acredita que, se os eletrodos forem colocados mais próximos uns dos outros, será possível melhorar a qualidade da reconstrução. "Em média, a distância entre um eletrodo e outro era de cerca de 5 milímetros, mas em dois pacientes, a separação foi de apenas 3 milímetros. Foram justamente as melhores performances em termos de reconstrução", afirmou o neurologista. Até agora, as tentativas de decodificar um discurso a partir de gravações de ondas cerebrais não tinham conseguido recriar a musicalidade da voz, mantendo sempre um tom robótico como acontecia, por exemplo, com a fala do cientista britânico Stephen Hawking, que sofria de ELA. O avanço deixa os pesquisadores mais próximos de conseguir recriar o ritmo e a entonação do discurso a partir de sinais cerebrais. "A música é, por natureza, emocional e prosódica tem ritmo, ênfase, sotaque e entonação", explicou Knight. "Contém um espectro muito maior de coisas do que fonemas limitados de qualquer linguagem, o que poderá adicionar outra dimensão a implantes decodificadores de discurso."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cientistas recriaram música do Pink Floyd a partir de ondas cerebrais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!