MAIS LIDAS
VER TODOS

entenda

Cientistas encontraram sinal de vida em planeta fora do Sistema Solar?

Astrônomos esperam mais observações do telescópio James Webb, mas estão entusiasmados com a capacidade do observatório de captar biomarcadores

redação (via Agência Estado)

·
Na Terra, o sulfeto de dimetila é um "subproduto" de organismos vivos
Icone Camera Foto por William Anders-divulgação/Nasa / Flipar
Na Terra, o sulfeto de dimetila é um "subproduto" de organismos vivos
Escrito por redação (via Agência Estado)
Publicado em 16.09.2023, 17:14:00 Editado em 16.09.2023, 17:13:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Astrônomos da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, encontraram possíveis sinais de sulfeto de dimetila (DMS, na sigla em inglês) em um planeta oito vezes maior que a Terra e que fica fora do Sistema Solar (exoplaneta). Essa molécula é um marcador de atividade biológica, isto é, vida.

continua após publicidade

Embora seja uma notícia animadora, afinal, responder à pergunta "estamos sozinhos?" está no cerne da pesquisa de exoplanetas, o sinal é "fraco" e, segundo os pesquisadores envolvidos, é necessário mais observações para compreender os "possíveis processos atmosféricos e internos envolvidos". As descobertas foram publicadas na revista científica The Astrophysical Journal Letters e usaram dados do Telescópio Espacial James Webb.

"O nosso objetivo final é a identificação de vida num exoplaneta habitável, o que transformaria a nossa compreensão do nosso lugar no Universo. Nossas descobertas são um primeiro passo promissor nessa direção", disse Nikku Madhusudhan, astrônomo e autor principal do artigo, ao porta de notícias da Universidade de Cambridge.

continua após publicidade

Assinatura de vida

Conforme os pesquisadores, na Terra, o sulfeto de dimetila é um "subproduto" de organismos vivos. Ele é emitido pelo fitoplâncton em ambientes marinhos.

Apesar de reforçarem que a detecção da molécula precisa de investigação mais minuciosa, eles estão ansiosos por mais observações do telescópio da Nasa. Para o artigo, foram usadas apenas duas. "Nossas descobertas demonstram a viabilidade de detectar uma molécula de biossinal na atmosfera de um (exoplaneta) sub-Netuno na zona habitável com o JWST", destacaram no artigo.

continua após publicidade

A Nasa explica que, para que cientistas consigam ler a atmosfera desses exoplanetas, o telescópio captura a luz das estrelas. Os gases que estão na atmosferas vão bloquear certas fatias do espectro desta luz. Ou seja, é quase como fazer a leitura de um código de barras.

O planeta suportaria vida?

O exoplaneta K2-18 b orbita a estrela anã K2-18 na zona habitável e fica a 110 anos-luz da Terra, na constelação de Leão. Ele tem 8,6 vezes a massa do nosso planeta. As primeiras observações dele foram feitas ainda pelo Telescópio Espacial Hubble.

continua após publicidade

Segundo a Universidade de Cambridge, a composição atmosférica dele com o Hubble - bem menos "potente" que o Webb - gerou debate. Pesquisadores já haviam sugerido a classificação dele como um Hycean, que se refere aqueles planetas com potencial de possuir uma atmosfera rica em hidrogênio e uma superfície oceânica coberta de água. Para os cientistas, esses são os mundos mais promissores na busca de evidências de vida fora da Terra.

Conforme mostrou o Estadão, a abundância de metano e dióxido de carbono, somada à escassez de amônia, captada pelos cientistas apoiam a hipótese de que pode haver um oceano de água sob uma atmosfera rica em hidrogênio neste planeta distante. Ao contrário da assinatura de DMS, essas outras moléculas apareceram de forma mais evidente na análise.

No entanto, há incertezas sobre a capacidade de ele abrigar vida. A Nasa explica que o grande tamanho do planeta significa que o interior dele "provavelmente contém um grande manto de gelo de alta pressão", como Netuno, mas com uma "atmosfera mais fina, rica em hidrogênio, e uma superfície oceânica". "É possível que o oceano seja demasiadamente quente para ser habitável ou líquido."

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cientistas encontraram sinal de vida em planeta fora do Sistema Solar?"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!