Cotidiano

Cientistas encontram "barata gigante" no mar e explicam o bicho

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Cientistas encontram "barata gigante" no mar e explicam o bicho
fonte: da redação
Cientistas encontram "barata gigante" no mar e explicam o bicho

Acredita-se que as profundezas do oceano guardam coisas inimagináveis e parte disso parece ter se confirmado esta semana. Cientistas da Indonésia revelaram que descobriram o que parece ser uma barata gigante do mar. De acordo com eles, a nova descoberta pode ser um dos maiores crustáceos já vistos.

continua após publicidade

O animal, que faz parte do gênero Bathynomus, foi encontrado durante explorações no Estreito de Sunda, que fica localizado entre Java e Sumatra, duas ilhas que pertencem à Indonésia. A descoberta foi feita em profundidades que variam entre 957 metros e 1.259 metros.

Com 14 patas, a criatura se move facilmente pelo leito oceânico em busca de comida – restos de animais marinhos mortos. Assim como outras baratas – as que vivem no solo, por exemplo – elas também conseguem viver dias sem comida.

continua após publicidade

Isso ocorre por conta de um metabolismo muito lento. De acordo com o Museu de História Natural de Londres, há informações sobre um isópode gigante mantido em cativeiro que conseguiu sobreviver por cinco anos sem se alimentar.

Atualmente, a ciência conhece sete espécies de isópodes gigantes. Esta é a primeira vez que uma 'barata gigante' foi encontrada no fundo do mar indonésio. Felizmente, apesar da aparência assustadora para alguns, a Bathynomus raksasa é totalmente inofensiva.

Com: BBC

Tags relacionadas: #Indonésia