MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Cientistas da UFRJ pedem adoção imediata de medidas contra quadro de 'catástrofe'

Cientistas da UFRJ pedem a adoção imediata de medidas urgentes para que o atual quadro de "catástrofe" nacional diante da pandemia de covid-19 possa ser revertido. Os especialistas, que integram o Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da C

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.03.2021, 21:11:00 Editado em 22.03.2021, 21:16:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cientistas da UFRJ pedem a adoção imediata de medidas urgentes para que o atual quadro de "catástrofe" nacional diante da pandemia de covid-19 possa ser revertido. Os especialistas, que integram o Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da Covid-19, emitiram nota na noite desta segunda-feira, 22, diante da escalada nacional de infecções e mortes pelo coronavírus e à constatação de aumento na carga viral de pacientes infectados, o que pode indicar uma explosão de novos casos nas próximas semanas.

continua após publicidade

As medidas de isolamento social devem ser intensificadas, acompanhadas das devidas ações de transferência de renda, bem como uma campanha nacional para a distribuição e o uso de máscaras - medidas que comprovadamente diminuem a velocidade de transmissão do Sars-CoV-2.

Segundo os pesquisadores, "a atual situação é de altíssima gravidade". No Centro de Triagem e Diagnóstico para Covid-19 da UFRJ foi observado nas duas últimas semanas, um aumento significativo do número de testes RT-PCR positivos nas últimas duas semanas, em relação às duas semanas anteriores, de 11,6% para 20,1%.

continua após publicidade

"É importante ressaltar que, nesse mesmo período, por meio dos resultados obtidos de RT-PCR constatou-se um aumento da carga viral média estimada, o que representa risco de aumento da transmissibilidade e, consequentemente, um potencial de explosão de casos nas semanas subsequentes, alertando para a relevância da intensificação das medidas de contingência."

Os cientistas ressaltam o fato de o Brasil permanecer isolado "como o único país sem uma estratégia precisa de combate à pandemia". "Por mais que os pesquisadores tenham contribuído com propostas cientificamente embasadas, as dificuldades impostas pela desorganização pública, as incompreensíveis atitudes de alguns gestores e os comportamentos de uma parcela da sociedade reduzem a eficácia das medidas tomadas de forma isolada", destaca o texto.

De acordo com os cientistas da UFRJ, "o Brasil tem destoado das abordagens mais assertivas e resolutivas sugeridas e adotadas por países que apresentam resultados melhores no enfrentamento da pandemia. Consequentemente, o Brasil assume posição dianteira no cenário de casos e óbitos por covid-19 e como território fértil ao surgimento de variantes do vírus, provocando uma rejeição internacional aos brasileiros e afetando, ainda mais, a nossa economia".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cientistas da UFRJ pedem adoção imediata de medidas contra quadro de 'catástrofe'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!