MAIS LIDAS
VER TODOS

Descoberta

Cientistas acham crânio de pliossauro, o 'tiranossauro subaquático'

O crânio de pliossauro encontrado pelos paleontólogos é maior do que a maioria dos humanos, destacando o quão imensa era a criatura

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.12.2023, 15:11:29 Editado em 11.12.2023, 15:11:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cientistas descobriram o crânio de um pliossauro nos penhascos da Costa Jurássica de Dorset, na Inglaterra. Conforme os especialistas, o animal, que viveu há aproximadamente 150 milhões de anos, era considerado o "tiranossauro subaquático" devido ao seu tamanho e características predatórias.

continua após publicidade

O fóssil encontrado apresenta dois metros de comprimento e é rico em detalhes, pois fornece novas pistas sobre a espécie. "É um dos melhores fósseis com que já trabalhei. O que o torna único é que está completo", disse o paleontólogo Steve Etches em uma entrevista à BBC News.

O profissional acredita que nenhum outro fóssil pode ser comparado a esse predador. "A mandíbula inferior e a parte superior do crânio estão interligadas, como estariam se ele estivesse vivo", diz Etches, afirmando que a descoberta é uma das mais completas já feitas.

continua após publicidade

"Em todo o mundo, quase não há fósseis encontrados com esse nível de detalhe. E se estiverem, faltam muitos pedaços, enquanto este, embora esteja ligeiramente deformado — possui todos os ossos presentes", acrescenta.

- LEIA MAIS: Por qual motivo humanos estão implantando chips no próprio corpo?

O crânio de pliossauro encontrado pelos paleontólogos é maior do que a maioria dos humanos, destacando o quão imensa era a criatura. Há 130 dentes longos e afiados no fóssil - eles poderiam matar a presa com uma única mordida.

continua após publicidade

Os cientistas apontam que a espécie poderia chegar aos 10/12 metros de comprimento. Além disso, era um dos grandes predadores dos oceanos, por ter quatro poderosos membros em forma de nadadeira para se locomover em alta velocidade.

"O animal era tão grande que acho que teria sido capaz de atacar qualquer coisa que tivesse a infelicidade de estar no seu espaço", diz Andre Rowe, da Universidade de Bristol, na Inglaterra.

"Não tenho dúvidas de que era como um tiranossauro subaquático."

Fonte: BBC News.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cientistas acham crânio de pliossauro, o 'tiranossauro subaquático'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!