MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Cidade de SP deve chegar a 80% dos adultos vacinados com 1ª dose até 23/07

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, disse em entrevista à rádio Eldorado nesta quarta-feira, 21, que a adesão à vacinação contra a covid está alta na cidade. A expectativa é chegar a 80% dos adultos vacinados (cerca de 58% da po

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.07.2021, 11:53:00 Editado em 21.07.2021, 12:00:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, disse em entrevista à rádio Eldorado nesta quarta-feira, 21, que a adesão à vacinação contra a covid está alta na cidade. A expectativa é chegar a 80% dos adultos vacinados (cerca de 58% da população em geral) com pelo menos uma dose até a próxima sexta-feira, 23.

continua após publicidade

Especialistas em epidemiologia dizem que é necessário vacinar com duas doses pelo menos 70% da população em geral, incluindo crianças e adolescentes, para conseguir controlar o coronavírus. Só 18% da população residente na capital está completamente vacinada.

Aparecido também comentou que o número de pessoas procurando por vacinas específicas - apelidados de sommelier de vacinas - diminuiu até mesmo na área central da cidade onde, segundo o secretário, esse comportamento era mais comum. "Nós estamos vacinando 98% das pessoas em cada faixa etária. Temos uma adesão muito grande", afirmou.

continua após publicidade

Nesta quarta-feira estão sendo vacinadas as pessoas com 32 anos. Na quinta será a vez de quem tem 31 anos e na sexta, das pessoas com 30 anos de idade. No sábado haverá repescagem para pessoas entre 30 e 34 anos e segunda dose para os públicos elegíveis.

Próximos passos da campanha

O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, também falou sobre a campanha de vacinação contra a covid em entrevista à rádio Eldorado nesta manhã. Ele reafirmou que a imunização será estendida a adolescentes (12 a 17 anos) a partir de 23 de agosto, começando pelo público com comorbidades, síndrome de Down, autismo e gestantes.

continua após publicidade

Gorinchteyn não detalhou qual imunizante será usado nessa fase da campanha. Até o momento, a única vacina aprovada pela Anvisa para o uso em adolescentes é a da Pfizer. Ele disse que o objetivo é aplicar pelo menos uma dose da vacina nas pessoas dessa faixa etária até o mês de dezembro. O Ministério da Saúde ainda não incluiu menores de 18 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid.

O secretário também voltou a falar sobre a revacinação contra a covid que deve começar em janeiro do ano que vem. O plano foi anunciado nesta semana pelo governo do Estado. "Estamos estruturando essa campanha. É um programa estadual, mas imaginamos que será seguido por outros Estados e até pelo Ministério da Saúde", afirmou.

Na nova campanha devem ser usadas doses de Coronavac, que serão produzidas inteiramente em São Paulo, e da Butanvac, vacina que ainda está na fase um dos testes em humanos. De acordo com o secretário, até o fim de outubro serão fabricadas 40 milhões de doses da Butanvac.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cidade de SP deve chegar a 80% dos adultos vacinados com 1ª dose até 23/07"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!