O ciclone e a frente fria que vêm do Sul do País, combinados com ventos quentes do Norte, devem causar alguns pontos de instabilidade e chuva ao longo deste fim de semana. E não é só Rio Grande do Sul e Santa Catarina - Estados onde passará o ciclone - que serão afetados.
De acordo com o Climatempo, chove na capital paulista no domingo, 9, depois de sexta, 7, e sábado, 8, ensolarados. A previsão é de mínima de 13ºC e máxima de 27ºC no sábado, com formação de nuvens à noite. No domingo, a mínima é de 15ºC, a máxima de 22ºC e a chuva pode perdurar o dia todo.
A empresa de meteorologia indica ainda que pode gear ao amanhecer nas áreas mais altas da Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. No restante da Região Sudeste, os dias amanhecem frios, mas faz calor à tarde e chove no domingo também no Rio de Janeiro. A umidade do ar é baixa, o que reforça a importância de se manter hidratado e ter cuidado com infecções respiratórias.
No Centro-Oeste, a nebulosidade aumenta no sul e oeste de Mato Grosso do Sul, mas o clima é seco e não chove. No Nordeste, áreas de instabilidade voltam a se espalhar sobre a região litorânea. Já nesta sexta, terá muitas nuvens e pancadas fortes de chuva em Sergipe, Alagoas e no leste de Pernambuco e da Paraíba. Recife (PE) entrou em estado de alerta nesta sexta.
- LEIA MAIS: Sul do país será atingido por ciclone extratropical; veja detalhes
Já na Região Norte, o ar seco, com muito sol e calor marcará o clima no Tocantins, em Rondônia, em quase todo o Pará e o Acre e no sudeste e no leste do Amazonas. Mesmo assim, terá pancadas de chuva com raios - principalmente à tarde e à noite - no extremo oeste do Acre, no Amapá, em Roraima, no litoral e noroeste do Pará e no centro, norte e oeste do Amazonas.
Na Região Sul, como já era esperado por conta do ciclone, deve haver chuva intensa no Rio Grande do Sul - especialmente na região leste e nordeste, incluindo a Grande Porto Alegre - a partir desta sexta. Em Santa Catarina, o volume de chuva é um pouco menor, mas também há pancadas ao longo de todo o fim de semana. Também chove em alguns pontos do Paraná, como na capital Curitiba.
Paraná
No sábado, o eixo da frente fria avança até o Paraná, por isso teremos o retorno das chuvas em vários setores do estado. Precipitação é mais significativa, inclusive com risco de algumas tempestades na “metade sul” paranaense. No Noroeste e no Norte Pioneiro, a chance de chuvas é mais baixa, por isso as temperaturas seguem elevadas (valores perto dos 30°C perto da divisa com São Paulo).
Domingo segue instável o tempo no Paraná, com chuvas mais significativas no interior do estado. Temperaturas ficam amenas. Na segunda e terça-feira ainda deve chover nos setores mais próximos a Santa Catarina. No noroeste e no norte pioneiro esquenta bastante.
Em Apucarana, sábado de céu entre nuvens, com mínima de 16°C e máxima de 25°C. No domingo, há previsão de pancadas de chuva com mínima de 15ºC e máxima de 23°C.
Deixe seu comentário sobre: "Ciclone e frente fria: confira como fica o tempo na região Sul"