Na sexta-feira (27/12), após o retorno das chuvas, os reservatórios das Usinas Hidrelétricas (UHE) do Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiram 50% de sua capacidade de armazenamento de água. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice atingiu 43,69% durante setembro, sendo considerado o pior mês de seca já registrado.
Em 2024, foi necessário estocar água nos reservatórios da Região Norte devido à falta de água no Rio Xingu. “Um país que detém 12% de toda a água doce do planeta não pode deixar de ter políticas públicas que se atenham ao correto manejo de seus reservatórios hidrelétricos. Temos trabalhado todos os dias para garantirmos que o Brasil não apenas elimine a pobreza energética, mas para que essa energia tenha qualidade e seja confiável”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira
LEIA MAIS: Quais os benefícios da vida da pessoa que pratica esportes: VEJA
Em março, o Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE) teve que limitar o fluxo defluente nos reservatórios das Usinas Hidrelétricas Jupiá, localizada em Mato Grosso do Sul, e Porto Primavera, localizada em São Paulo. A ação assegurou até 11% de água nos reservatórios localizados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, responsáveis por 70% da capacidade nacional de armazenamento de energia elétrica.
“O Brasil tem batido recordes na geração de energia eólica e solar, e o uso dessas matrizes renováveis impacta diretamente nesse resultado positivo que temos conseguido nos reservatórios. Para 2025 adotaremos essa e outras medidas que garantam o abastecimento de energia elétrica e outros usos de água para todas as brasileiras e brasileiros”, prometeu Silveira.
As informações são do Metrópoles
Deixe seu comentário sobre: "Chuvas abastecem 50% dos reservatórios após estiagem"