MAIS LIDAS
VER TODOS

São Francisco de Assis

Chuva escura intriga moradores do RS; queimada no Pantanal pode ser o motivo

No domingo (13), moradores de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, compartilharam, nas redes sociais, imagens de água da chuva com coloração escura. O fenômeno pode ter acontecido por conta das queimadas no Pantanal.Segundo as informações de um m

Da Redação

·
Chuva escura intriga moradores do RS; queimada no Pantanal pode ser o motivo
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.09.2020, 10:52:37 Editado em 15.09.2020, 10:52:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

No domingo (13), moradores de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, compartilharam, nas redes sociais, imagens de água da chuva com coloração escura. O fenômeno pode ter acontecido por conta das queimadas no Pantanal.

continua após publicidade

Segundo as informações de um meteorologista, a causa do fenômeno são, de fato, as queimadas no Pantanal. O vento que vem da direção norte à sul carrega ar quente e, juntamente disto, a fuligem dessas queimadas.

Ainda segundo o meteorologista, o fenômeno é comum após queimadas, que podem ocasionar até mesmo chuva ácida.

continua após publicidade

A chuva escura foi registrada na sexta-feira (11), no município. A água não apresenta risco, apesar da cor, não tem cheiro ou gosto. Porém, não deve ser utilizada para consumo.

As fumaças dos incêndios de grande proporção, que vêem devastando a Amazônia e o Pantanal começou a chegar recentemente nas regiões Sul e Sudeste do país, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Uma professora de Química da Ufrgs, Nadya Silva, ressalta que se a população tiver um contato mínimo coma a chuva escura, há haverá reação imediata. Porém, se houver uma exposição prolongada durante dias, há possibilidade de ocorrer alguns problemas .

"O problema das queimadas, além da questão ecológica, é que as pessoas vão ficar semanas expostas ao ar poluído, bem como à água e solo. Contaminação indireta! Difícil de medir. Mas tem efeitos colaterais imediatos ou a médio prazo.", relata.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Chuva escura intriga moradores do RS; queimada no Pantanal pode ser o motivo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!