Cotidiano

Chuva escura intriga moradores do RS; queimada no Pantanal pode ser o motivo

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Chuva escura intriga moradores do RS; queimada no Pantanal pode ser o motivo
fonte: Reprodução
Chuva escura intriga moradores do RS; queimada no Pantanal pode ser o motivo

No domingo (13), moradores de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, compartilharam, nas redes sociais, imagens de água da chuva com coloração escura. O fenômeno pode ter acontecido por conta das queimadas no Pantanal.

continua após publicidade

Segundo as informações de um meteorologista, a causa do fenômeno são, de fato, as queimadas no Pantanal. O vento que vem da direção norte à sul carrega ar quente e, juntamente disto, a fuligem dessas queimadas.

Ainda segundo o meteorologista, o fenômeno é comum após queimadas, que podem ocasionar até mesmo chuva ácida.

continua após publicidade

A chuva escura foi registrada na sexta-feira (11), no município. A água não apresenta risco, apesar da cor, não tem cheiro ou gosto. Porém, não deve ser utilizada para consumo.

As fumaças dos incêndios de grande proporção, que vêem devastando a Amazônia e o Pantanal começou a chegar recentemente nas regiões Sul e Sudeste do país, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Uma professora de Química da Ufrgs, Nadya Silva, ressalta que se a população tiver um contato mínimo coma a chuva escura, há haverá reação imediata. Porém, se houver uma exposição prolongada durante dias, há possibilidade de ocorrer alguns problemas  .

"O problema das queimadas, além da questão ecológica, é que as pessoas vão ficar semanas expostas ao ar poluído, bem como à água e solo. Contaminação indireta! Difícil de medir. Mas tem efeitos colaterais imediatos ou a médio prazo.", relata.