MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Chuva arranca parte do telhado da Estação Aeroporto-Guarulhos; capital sofre com falta de luz

Em razão das fortes chuvas e ventos que atingiram a região do município de Guarulhos, na Grande São Paulo, uma parte do telhado da Estação Aeroporto-Guarulhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi arrancada pelo vento na tarde de segund

Renata Okumura (via Agência Estado)

·
Escrito por Renata Okumura (via Agência Estado)
Publicado em 10.01.2024, 11:13:00 Editado em 10.01.2024, 11:19:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em razão das fortes chuvas e ventos que atingiram a região do município de Guarulhos, na Grande São Paulo, uma parte do telhado da Estação Aeroporto-Guarulhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi arrancada pelo vento na tarde de segunda-feira, 8. O acidente provocou alterações no funcionamento dos trens da Linha 13-Jade e do Expresso Aeroporto, mas sem interromper a prestação do serviço. "Enquanto o telhado não for refeito, os trens da Linha 13-Jade e do Expresso Aeroporto vão utilizar a mesma plataforma para embarque e desembarque de passageiros, sem afetar a circulação de trens ou cancelamento de viagens", afirma a CPTM. A ocorrência foi registrada por volta das 16 horas. Ninguém ficou ferido, de acordo com informações divulgadas pela companhia. Segundo a CPTM, ainda na madrugada desta terça-feira, 9, a equipe de manutenção trabalhou para retirar as telhas que estavam no rio e na avenida, além de realizar inspeção para garantir que não havia telhas soltas na estrutura. "O planejamento e o cronograma de obras para recomposição do telhado estão sendo definidos, bem como a contratação emergencial de empresa para executar os serviços", afirma a companhia.

continua após publicidade
Queda de fio energizado deixa uma pessoa morta em SP

Um homem de 62 anos morreu e uma mulher de 60 ficou ferida após a queda de um fio energizado na tarde de terça-feira, em São Paulo. O caso aconteceu em Moema, zona sul da cidade. A capital sofreu efeitos do segundo dia seguido de temporal. A forte chuva causou alagamentos e quedas de árvores, ocorrências que foram acompanhadas pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros. O Corpo de Bombeiros informou que foram registrados 186 chamados para quedas de árvores em São Paulo e na região metropolitana entre 0h e 18h20 desta terça. Entre 19h e 0h desta quarta-feira foram abertos outros 44 chamados para queda de árvores, de acordo com a corporação. Somente na capital paulista, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana afirma que foram registradas 18 ocorrências. Conforme a pasta, houve ainda havia, no fim da manhã desta quarta, um atendimento para risco de desabamento na zona norte e um destelhamento na zona leste.

Semáforos

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou, às 7h desta quarta-feira, ao menos 19 cruzamentos apagados por falta de energia. Agentes da CET estão monitorando o trânsito nos principais cruzamentos. Além disso, 19 semáforos estão com outras falhas e, para estes, as equipes de manutenção já estão empenhadas na solução.

continua após publicidade
Zeladoria

A Secretaria Municipal das Subprefeituras acrescenta que conta com 800 equipes, incluindo engenharia e zeladoria, em prontidão e atuando de forma ininterrupta desde segunda-feira para amenizar os impactos das fortes chuvas que atingiram a cidade. Serviços de limpeza, desobstrução de vias, e remoção de galhos e árvores estão sendo realizados. "Vale ressaltar que 2.871 árvores aguardam o desligamento da rede elétrica para que as subprefeituras possam executar serviços de rotina de poda ou remoção, tanto de árvores quanto de galhos", afirma a pasta.

Falta de energia elétrica

Moradores de diversas regiões da capital paulista voltaram a reclamar que permanecem sem energia elétrica ou com oscilações no fornecimento após o temporal que atingiu a cidade na tarde de terça-feira. Nesta quarta-feira, relatos nas redes sociais indicam para falta de luz em como bairros da Vila Mariana, Vila Clementino e Brooklin, na zona sul, e Tucuruvi, na zona norte. A Enel Distribuição São Paulo afirma que normalizou o fornecimento de energia para praticamente a totalidade dos clientes afetados pelas fortes chuvas com ventos de até 76 km/h que atingiram parte de sua área de concessão na tarde de segunda-feira. "Na terça-feira, fortes chuvas voltaram a atingir a região metropolitana, desta vez com ventos de até 96 Km/h em alguns pontos da cidade de São Paulo, agravando os impactos sobre a rede elétrica. A empresa restabeleceu o serviço para mais de 60% dos clientes afetados pelas novas chuvas de terça que impactam hoje cerca de 0,6% dos clientes da distribuidora", afirmou a companhia. De acordo com a Enel, mais de 800 equipes seguem trabalhando para restabelecer integralmente o fornecimento para todos. "Vale ressaltar que em muitos pontos as quedas de árvores destruíram trechos inteiros da rede e que o trabalho de reconstrução em cada uma dessas ocorrência é complexo e muitas vezes demorado, pois envolve a substituição de cabos e postes, entre outros equipamentos." Para comunicar falta de luz, o consumidor pode entrar em contato pelos seguintes canais digitais: - SMS para o número 27373 com a palavra LUZ, seguida pelo número da instalação sem espaços. Exemplo: LUZ012345678; - App Enel São Paulo; - WhatsApp Enel: (21) 99601-9608; Agência virtual do site.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Chuva arranca parte do telhado da Estação Aeroporto-Guarulhos; capital sofre com falta de luz"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!