Cientistas dos Estados Unidos e da China formaram uma equipe de defesa planetária diante de um eventual choque com o asteroide 2021 YR4 que apresenta risco de atingir a Terra.
- LEIA MAIS: Asteroide que vai atingir Terra tem a potência de 22 bombas atômicas
Detectado pela primeira vez pelo telescópio Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (Atlas) do Observatório El Sauce, localizado em Rio Hurtado, Chile, em 27 de dezembro de 2024, o asteroide tem 2,2% de probabilidade de atingir o planeta em 22 de dezembro de 2032.
O cálculo da probabilidade de impacto de um asteroide envolve simulações numéricas baseadas em medições astrométricas — observações precisas da posição e do movimento de objetos celestes.
E cientistas do Catalina Sky Survey Project, um projeto financiado pela NASA, identificaram o possível "corredor de risco" do asteroide, isto é, as regiões do planeta onde ele pode cair em 2032.
A trajetória abrange uma faixa estreita que se estende do norte da América do Sul através do Pacífico até a África subsaariana e a Ásia, incluindo regiões densamente povoadas como Chennai (na Índia) e a Ilha de Hainan (na China).
Estima-se que o asteroide tenha de 40 a 100 metros de largura, tamanho máximo semelhante ao Estádio do Maracanã.
Deixe seu comentário sobre: "China e EUA trabalham para evitar colisão com asteroide 2024 YR4"