Cotidiano

Casos e mortes por covid-19 continuam a aumentar nas Américas, alerta Opas

Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado) ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline

Diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne afirmou nesta quarta-feira, dia 1º, que os casos e mortes por covid-19 "continuam a aumentar em nossa região". Durante entrevista coletiva, ela informou que na semana passada houve 1.087.390 casos da doença e 4.155 mortes por covid-19 nas Américas. "Isso representa uma alta de 10,4% no número de casos e de 14% nas mortes", alertou.

continua após publicidade

Etienne ressaltou o fato de que já existem instrumentos disponíveis para enfrentar esse quadro, como a vacinação e medidas profiláticas, entre elas o uso de máscaras e o distanciamento social.

Também nesta quarta, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus já havia afirmado que "há tendências preocupantes" na pandemia da covid-19, entre elas um aumento nas mortes pela doença nas Américas.

continua após publicidade

Carissa Etienne também comentou sobre a varíola dos macacos. Segundo ela, especialistas estão avaliando como ocorreu a disseminação recente desse vírus por vários países em que a doença não é endêmica. Para a autoridade, esse surto "deve ser passível de se conter".

Além disso, Etienne disse que a Opas também ajuda os países da região a lidarem com eventuais casos e preveni-los, enquanto também fornece informações sobre como as pessoas podem se manter seguras diante do problema. "O risco para o público geral segue baixo neste momento, mas precisamos continuar vigilantes", comentou.