MAIS LIDAS
VER TODOS

Explosivo de guerra

Casal é instruído a sair de casa após encontrar artefato em pescaria

Curioso sobre o que poderia ser o item encontrado, o casal fez uma pesquisa a respeito e teve uma surpresa

Da Redação

·
A PM confirmou ser um explosivo de guerrra
Icone Camera Foto por Divulgação/PM
A PM confirmou ser um explosivo de guerrra
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.09.2023, 11:08:54 Editado em 13.09.2023, 11:08:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um casal encontrou um artefato de guerra durante uma pescaria no último domingo (10) no Rio Grande, em Delta, Minas Gerais. Tudo parecia normal até o pescador, que preferiu não se identificar, se deparar com um objeto curioso em meio ao barro e decidiu levá-lo para casa, em Uberaba.

continua após publicidade

Em uma entrevista ao G1, o homem deu detalhes de como encontrou o objeto. “Eu estava pescando e vi esse artefato no barranco, coberto por barro mesmo. A ponta estava aberta, então pensei que estava estourado. Pensei até que podia ser algo de colecionador, é uma coisa diferente, e levei para casa”, detalhou.

Já em casa, o pescador e sua esposa ficaram curiosos sobre o que poderia ser o item encontrado. Eles pesquisaram a respeito do objeto e, então, tiveram uma surpresa.

continua após publicidade

"Quando fui pesquisar o que era e avisei para a polícia, me explicaram que poderia não estar detonado totalmente. Era uma bomba de fragmentação”.

“Quando eu descobri o que era não quis nem mais encostar naquilo”, completou.

- LEIA MAIS: Menino de 10 anos captura jaú do tamanho dele no Rio Pardo: 'Deu medo'

continua após publicidade

Mas, afinal, o que era?

Assim que uma equipe da PM chegou ao local, foi confirmado que se tratava de um explosivo. Os moradores foram instruídos a deixar o imóvel.

Militares do 36º BIMec de Uberlândia foram para Uberada recolher o item. "É uma granada de morteiro de 81 mm usada na Guerra Constitucionalista de 1932. Nossa região foi palco desse conflito, principalmente a região limite entre Minas Gerais e São Paulo, próximo ao Rio Grande", explicou ao g1 o setor de Relações Públicas do 36º Bimec.

ENTENDA: A Revolução Constitucionalista foi um movimento armado liderado pelo Estado de São Paulo com o objetivo de retomar o poder democrático e a promulgação de uma nova Constituição, depois que Getúlio Vargas tomou o governo em 1930 e tirou a hegemonia paulista e mineira.

continua após publicidade

Ainda segundo o Exército, apesar de antigo, havia o risco de o artefato explodir e ferir o casal.

"Qualquer cidadão que encontrar um artefato explosivo não deverá tocar no material. Deverá de imediato contatar um Órgão de Segurança Pública que irá acionar o órgão competente pra realizar os procedimentos de destruição do artefato explosivo", orientou a corporação.

O objeto foi levado para a área militar do Tiro de Guerra de Uberaba, onde foi detonado com segurança pelo Grupo Antibombas da Polícia Federal.

Com informações do G1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Casal é instruído a sair de casa após encontrar artefato em pescaria"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!