MAIS LIDAS
VER TODOS

Altas temperaturas

Carregadores podem explodir devido ao calor; saiba como se proteger

Uma nova onda de calor deve atingir algumas regiões do país em breve e isso levanta um alerta

Da Redação

·
Os dispositivos podem ser suscetíveis ao calor
Icone Camera Foto por Foto ilustrativa/Pixabay
Os dispositivos podem ser suscetíveis ao calor
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.12.2023, 14:02:24 Editado em 12.12.2023, 14:02:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma nova onda de calor deve atingir algumas regiões do país em breve e isso levanta um alerta, pois as altas temperaturas podem afetar o funcionamento de dispositivos eletrônicos, como celulares. Inclusive, até os carregadores são suscetíveis ao calor extremo.

continua após publicidade

O carregador pode aquecer quando está ligado à tomada e conectado ao celular e, segundo especialistas, isso é normal. "O carregador transforma a alimentação da tomada em uma energia compatível com o celular. Nesse processo de transformação, uma parte dessa energia vira calor e esquenta um pouco o carregador", disse Angelo Sebastião Zanini, coordenador de Engenharia da Computação do Instituto Mauá da Tecnologia (IMT).

Contudo, o aquecimento fora do normal a ponto de não ser possível tocar no acessório ou ele cheirar a queimado deve ser observado com cuidado, pois pode haver risco de explosão nesses casos.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Usar o celular por muito tempo pode provocar lesões na mão; saiba mais

Sendo assim, é necessário ficar em alerta caso o carregador fique muito quente enquanto estiver na tomada. Confira as dicas do especialista sobre como prevenir acidentes.

O que pode estar acontecendo? Se o carregador estiver muito quente, é possível que haja um defeito no equipamento ou em alguma peça no celular, como um capacitor, resistor ou chip em curto-circuito, por exemplo;

continua após publicidade

E o que isso pode gerar? Caso alguma peça esteja com defeito, ao conectar o carregador na corrente elétrica, ele pode ser exposto a uma corrente excessiva no carregador, o que o fará esquentar demais, pegar fogo e até explodir;

É perigoso? O carregador não costuma ter potência para matar alguém, mas pode causar ferimentos em uma pessoa;

Pode prejudicar o aparelho? Se o aparelho estiver excessivamente quente, ele pode ter alguma peça em curto-circuito, o que deve comprometer seu funcionamento.

continua após publicidade

Quais cuidados tomar?

Nem chuva, nem sol: segundo o engenheiro, é importante carregar o celular em um local apropriado, longe do sol e de superfícies quentes, que podem esquentar o aparelho excessivamente. Além disso, deve-se evitar utilizar o celular enquanto ele está carregando em um dia de tempestade, já que, em caso de raios, pode chegar pela rede elétrica uma tensão elevada no carregador.

"Água é inimiga de corrente elétrica": o especialista alerta que não se deve manusear o carregador de celular com a mão molhada nem carregar o aparelho em locais úmidos, como no banheiro, por exemplo. Segundo o engenheiro, “qualquer umidade pode fazer com que haja um curto-circuito nos pinos e danificar o celular ou o carregador”.

Conexão perfeita: o professor também explicou a necessidade de encaixar o carregador perfeitamente na entrada do celular. De acordo com ele, os pinos dos dois objetos precisam estar sincronizados, caso contrário, existe o risco de eles encostarem em pinos diferentes e gerarem curto-circuito.

As informações são do G1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Carregadores podem explodir devido ao calor; saiba como se proteger"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!