MAIS LIDAS
VER TODOS

LUTO

Cardeal Cláudio Hummes, da arquidiocese de SP, morre aos 87 anos

Hummes participou do Conclave que escolheu o Papa Francisco, e a escolha do nome "Francisco" foi inspirada por Cláudio

Da Redação

·
Morreu o cardeal Dom Cláudio Hummes por causa de um câncer no pulmão
Icone Camera Foto por Arquivo Canção Nova
Morreu o cardeal Dom Cláudio Hummes por causa de um câncer no pulmão
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.07.2022, 13:49:00 Editado em 04.07.2022, 13:48:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta segunda-feira (04) morreu o cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito da arquidiocese de São Paulo, aos 87 anos, por causa de um câncer no pulmão. O falecimento foi comunicado, em nota, pelo arcebispo titular, Odilo Pedro Scherer, e o corpo será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo.

continua após publicidade

Em 2013, Hummes participou do Conclave que escolheu o Papa Francisco e, na época, o líder da Igreja Católica revelou que a escolha do nome "Francisco" foi inspirada por Cláudio. Ele também era defensor da demarcação de terras indígenas e chegou a ocupar a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, cargo que exerceu até 2019, e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

Nascido em 1934, em Montenegro (RS), tinha como nome de batismo Auri Afonso, assumiu o nome de Cláudio Hummes ao entrar na Ordem dos Frades Menores em 1956. A partir de 1975, foi bispo diocesano em Santo André (SP). Já em 1996 foi nomeado arcebispo de Fortaleza, no Ceará. Em 1998, o papa João Paulo II elegeu-o como arcebispo de São Paulo. Hummes foi eleito cardeal em 2001.

continua após publicidade

Leia abaixo a nota, na íntegra, do comunicado do falecimento do cardeal:

"Comunico, com grande pesar, o falecimento do Eminentíssimo Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero, no dia de hoje, com a idade de 88 anos incompletos, após prolongada enfermidade, que suportou com paciência e fé em Deus. Nascido em Salvador do Sul (RS), em 08.08.1934, entrou na vida religiosa da Ordem Franciscana dos Frades Menores; recebeu a ordenação sacerdotal em 3 de agosto de 1958 e a ordenação episcopal em 25 de maio de 1975. Foi bispo diocesano de Santo André (SP), Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo. Foi feito membro do Colégio Cardinalício pelo Papa São João Paulo II no Consistório de 21 de fevereiro de 2001. De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA). Convido todos a elevarem preces a Deus em agradecimento pela vida operosa do falecido Cardeal Hummes e de sufrágio em seu favor, para que Deus o acolha e lhe dê a vida eterna, como creu e esperou. Deus acolha em suas moradas eternas nosso irmão falecido, cardeal Cláudio Hummes, e faça brilhar para ele a luz eterna. Seu corpo será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo, onde serão celebradas Santas Missas em diversos horários a serem oportunamente divulgados."


Fonte: Informações Jovem Pan e Poder 360.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cardeal Cláudio Hummes, da arquidiocese de SP, morre aos 87 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!