MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Cápsula Órion conclui 1º sobrevoo perto da lua

A cápsula Órion, transportada como parte da missão Artemis I, da agência espacial norte-americana (Nasa), completou o primeiro sobrevoo próximo da Lua nesta segunda-feira, cinco dias depois do lançamento do foguete não tripulado. A espaçonave passou a cer

Letícia França (via Agência Estado)

·
Escrito por Letícia França (via Agência Estado)
Publicado em 23.11.2022, 08:23:00 Editado em 23.11.2022, 08:32:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A cápsula Órion, transportada como parte da missão Artemis I, da agência espacial norte-americana (Nasa), completou o primeiro sobrevoo próximo da Lua nesta segunda-feira, cinco dias depois do lançamento do foguete não tripulado. A espaçonave passou a cerca de 130 quilômetros da superfície lunar, um marco na missão de devolver os humanos ao satélite natural da Terra. Essa é a menor distância que a Órion chegará da Lua antes de entrar em uma "órbita retrógrada".

continua após publicidade

Ela completou o sobrevoo motorizado de saída às 9h44 (horário de Brasília), a primeira das duas manobras necessárias para entrar na chamada "órbita retrógrada da Lua". No momento do sobrevoo lunar, a cápsula estava sem comunicação com os controladores de solo e disparou autonomamente seus motores. E voou a uma distância de 370 mil quilômetros da Terra e ainda passou cerca de 2,2 mil quilômetros acima do local de pouso da Apollo 11, na Base Tranquility. "A missão continua como havíamos planejado, e os sistemas terrestres, nossas equipes de operações e a espaçonave Órion superando as expectativas. Ao longo do caminho, vamos aprendendo mais sobre esta nova espaçonave espacial", disse Mike Sarafin, o gerente da missão Artemis I.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cápsula Órion conclui 1º sobrevoo perto da lua"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!