MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Campinas amplia restrições do toque de recolher

Com as novas medidas em vigor nesta sexta-feira, 26, o setor de alimentação só poderá funcionar em regime de drive-thru, em Campinas, maior cidade do interior de São Paulo, com 1,2 milhão de habitantes. Em supermercados e padarias será admitida a entrada

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.03.2021, 19:05:00 Editado em 26.03.2021, 22:59:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com as novas medidas em vigor nesta sexta-feira, 26, o setor de alimentação só poderá funcionar em regime de drive-thru, em Campinas, maior cidade do interior de São Paulo, com 1,2 milhão de habitantes. Em supermercados e padarias será admitida a entrada de consumidores, mas apenas um por família. Com toque de recolher entre 20 horas e 5 da manhã, a circulação de pessoas e veículos está restrita a casos excepcionais. Campinas e os 19 municípios da região criaram um cinturão sanitário contra a covid-19, instalando barreiras nos acessos para restringir a entrada de visitantes.

continua após publicidade

As medidas vigoram até o dia 4, mas podem ser estendidas até o dia 11, acompanhando a prorrogação da fase emergencial do Plano São Paulo, definida pelo governador João Doria (PSDB). "Isso será avaliado na semana que vem", disse o prefeito de Campinas, Dario Saadi (Republicanos). Serão levados em conta os números da pandemia na cidade e região. Nesta sexta, Campinas registrou mais 870 infectados e 29 mortes pela covid, chegando a 2.255 óbitos e 79.376 casos. "O momento é difícil e complicado, estamos enfrentando o grande desafio de nossa geração e precisamos cada vez mais nos apegar à ciência", disse o prefeito.

Com as novas restrições, o comércio em geral fecha, mas pode fazer entregas até as 20 horas. Clínicas e pets só atenderão casos de urgência, assim como serviços de manutenção predial, elétrica e hidráulica. As medidas incluem o fechamento de concessionárias e lojas de veículos. Os serviços de assistência técnica só estão liberados para equipamentos médicos e hospitalares, além de casos emergenciais. As celebrações religiosas estão suspensas. A fiscalização do comércio e blitz para evitar a circulação noturna já foram intensificadas.

continua após publicidade

Barreiras

No primeiro dia de funcionamento das barreiras sanitárias em Campinas, houve pontos de congestionamento em alguns acessos rodoviários. Na Rodovia Anhanguera (SP-330), o bloqueio causou lentidão junto ao trevo de acesso à cidade. A fila de carros se estendeu da pista marginal até a Avenida Prestes Maia. Na cidade, as barreiras são itinerantes e acontecem apenas no período diurno. O objetivo é orientar os motoristas de outras cidades a voltar para seu município, caso o deslocamento não seja por motivo essencial.

Em pouco mais de uma hora de operação das quatro barreiras iniciais, os agentes abordaram ocupantes de 263 veículos com placas da capital e da Grande São Paulo. A maioria alegou que estava em deslocamento para o trabalho. Três pessoas disseram estar a caminho de consultas médicas na cidade. Conforme a prefeitura, não serão divulgados previamente detalhes das operações para garantir a efetividade da ação.

Em outras cidades da região, como Jaguariúna e Americana, quem chega de fora é obrigado a parar nas barreiras e tem a temperatura corporal checada. Na maioria das cidades, a abordagem é de caráter educativo e não há previsão de multas. Em Valinhos, no entanto, o decreto prevê multas que variam de R$ 180 e R$ 4,7 mil para quem descumprir a medida sanitária, incluindo o deslocamento noturno imotivado, já que a cidade também adotou o toque de recolher.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Campinas amplia restrições do toque de recolher"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!