MAIS LIDAS
VER TODOS

100% elétricos

Caminhões movidos a energia elétrica começam a rodar no Brasil

As transportadoras ReiterLog e Ritmo Logística são as primeiras a iniciar operações de transporte regular com caminhões pesados 100% elétricos

Da Redação

·
Caminhões movidos a energia elétrica começam a rodar no Brasil
Icone Camera Foto por Divulgação
Caminhões movidos a energia elétrica começam a rodar no Brasil
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.04.2024, 09:18:10 Editado em 11.04.2024, 09:18:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Volvo anunciou esta semana que os primeiros caminhões movidos a eletricidade já estão rodando no Brasil em caráter experimental. Os veículos que fazem parte desse regime experimental são voltados principalmente para rodar em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Criminosos tentam roubar caminhão carregado com óleo de soja na BR-376

A intenção é verificar como caminhões pesados elétricos se comportam neste tipo de operação, como é o seu desempenho e o impacto no pavimento. “Este é mais um passo para o avanço da oferta de veículos elétricos pesados no Brasil, dentro de nosso compromisso para contribuir com a descarbonização dos transportes comerciais”, afirma Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina.

continua após publicidade

Na solenidade na capital federal estiveram presentes Adrualdo Catão, secretário nacional de trânsito; Vinícius Reiter Pilz, presidente da ReiterLog; Paulo Carvalho, presidente da Ritmo Logística, entre outros convidados e autoridades. As transportadoras ReiterLog e Ritmo Logística são as primeiras empresas a iniciar operações de transporte regular com caminhões pesados 100% elétricos Volvo no Brasil.

Estudo aponta benefícios

Os resultados preliminares do estudo sobre peso por eixo de caminhões elétricos pesados já confirmam os benefícios de rodar com veículos de zero emissões de CO2, dentro dos padrões de segurança e de pavimento das estradas brasileiras. O estudo, inédito no País, é liderado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com coordenação técnica do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (Inprotran), em parceria com a Volvo, a fabricante de pneus Prometon, a Universidade de Brasília (UNB) e o Laboratório de Pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LAPAV/UFRGS).

O objeto final é definir uma regulamentação de peso por eixo que permita o trânsito de caminhões e caminhões-tratores elétricos pesados de forma segura e eficiente. A análise inicial de dados também já aponta outros benefícios dos caminhões pesados elétricos, como alta eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssimo nível de vibração e muito conforto para o motorista.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Caminhões movidos a energia elétrica começam a rodar no Brasil"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!