MAIS LIDAS
VER TODOS

PREVISÃO

Calor, chuva e previsão de ciclone: saiba como será o tempo em março

Neste domingo (3), uma nova frente fria está prevista para atingir a região sul do Brasil, trazendo consigo um ciclone extratropical

Da Redação

·
Imagem ilustrativa
Icone Camera Foto por Reprodução
Imagem ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.03.2024, 11:01:44 Editado em 02.03.2024, 11:01:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As temperaturas devem permanecer elevadas em março. A expectativa é de que seja um mês predominantemente quente e abafado em diversas áreas do Brasil. São esperadas três a quatro frentes frias passando pela costa do sul e do sudeste do país durante o mês, mas devem ser quase todas oceânicas, de acordo com projeção da empresa Climatempo.

continua após publicidade

Neste domingo (3), uma nova frente fria está prevista para atingir a região sul do Brasil, trazendo consigo um ciclone extratropical. Veja mais detalhes abaixo.

- LEIA MAIS: Confira a previsão do tempo deste sábado (2) em Apucarana

continua após publicidade

"O ar frio de origem polar, que vem naturalmente com as frentes frias, não vai conseguir avançar pelo interior do Brasil para provocar queda de temperatura relevante", reforça a empresa de meteorologia. A chance de entrar algum ar frio de origem polar pelo interior da região sul e em parte do sudeste será somente no fim do mês, trazendo um ar de outono, com noites ligeiramente frias.

“Não se pode descartar também a possibilidade de ondas de calor em áreas do sul do país, principalmente no oeste do Paraná, em Mato Grosso do Sul, e no oeste de São Paulo ao longo do mês de março”, estima a Climatempo.

Ainda sob influência do El Niño

Em anos considerados normais para a meteorologia, março é o primeiro ou o segundo mês com maior volume médio mensal de precipitação no norte e no centro-norte do nordeste. Além disso, segundo a Climatempo, março é o pico do período chuvoso na maioria das áreas da região norte e no litoral norte do nordeste.

continua após publicidade

Nesta época, no sudeste e no centro-oeste normalmente ainda ocorrem temporais, típicos de calor, mas as médias de precipitação são naturalmente menores do que em janeiro ou em fevereiro. No entanto, conforme a empresa de meteorologia, os fenômenos como El Niño – ainda vigente, embora em tendência decrescente e La Niña modificam o padrão de chuva no Brasil.

“O fenômeno El Niño aquece as águas do Oceano Pacífico Equatorial e em boa parte do Brasil eleva as temperaturas, e por consequência, a sensação térmica”, acrescenta Luíza Cardoso, meteorologista da Climatempo.

Desta forma, março não terá tanta chuva como em anos anteriores. “Mesmo enfraquecendo, o El Niño ainda terá poder para deixar a circulação de ventos menos favorável à chuva. As pancadas vão ocorrer e serão fortes em vários momentos, mas menos frequentes do que seria o normal e com grande irregularidade espacial”, reforça a empresa de meteorologia.

continua após publicidade

Chuva irregular no Sul do País

O mês de março deve trazer bastante calor na Região Sul, principalmente no Paraná e no interior de Santa Catarina. “A chuva tende a ser mais irregular no Paraná. Os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina podem ter pausas mais longas nas chuvas”, estima a Climatempo.

“São esperadas de três a quatro frentes frias passando pela costa da Região Sul durante o mês de março, mas em geral de forma oceânica, com pouca entrada de ar frio no interior da região. As frentes frias devem ser mais ativas e frequentes na segunda quinzena de março, estimulando mais chuva também no interior da Região Sul”, acrescenta a empresa de meteorologia.

continua após publicidade

Há risco de ciclones em março?

“Ainda não tem indicativo de ciclones atípicos, mas por termos em março o maior aquecimento do Atlântico Sul, não dá pra descartar a formação de algum novo ciclone tropical/subtropical na costa do sul ou do sudeste”, alerta a Climatempo.

Por causa da passagem de frentes frias e possível formação de uma baixa pressão atmosférica intensa, que poderia se transformar em um ciclone, há um risco moderado para extremo de chuva no litoral do Paraná, de São Paulo e do Rio.

Neste domingo (3), uma nova frente fria está prevista para atingir o sul do Brasil, trazendo consigo um ciclone extratropical. “Esse fenômeno meteorológico promete mudar o tempo já nas regiões gaúchas no domingo e, ao longo da segunda-feira, levará mais instabilidades para os Estados de Santa Catarina e Paraná. Importante destacar que o ciclone não passa sobre qualquer Estado brasileiro”, afirma a Climatempo.

A empresa de meteorologia alerta ainda que a atenção deve ser redobrada para o litoral dos três Estados da região, onde os ventos serão mais intensos e persistentes. “Destaque para ondas com altura significativa no mar dos três Estados e ventos fortes também em alto mar”.

Fonte: GMC Online.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Calor, chuva e previsão de ciclone: saiba como será o tempo em março"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!