MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Cacique Raoni recebe alta após internação por covid-19

Líder do povo Kayapó, o cacique Raoni, com idade estimada de 89 anos, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 4, após internação por covid-19. "Com imensa alegria, comunicamos a alta hospitalar do Cacique Raoni. Agradecemos imensamente a todos pelas me

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.09.2020, 20:25:00 Editado em 04.09.2020, 20:31:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Líder do povo Kayapó, o cacique Raoni, com idade estimada de 89 anos, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 4, após internação por covid-19. "Com imensa alegria, comunicamos a alta hospitalar do Cacique Raoni. Agradecemos imensamente a todos pelas mensagens de carinho e pensamentos positivos. O cacique Raoni venceu a covid-19", informou o Instituto Raoni em seu perfil do Facebook.

continua após publicidade

Na última sexta-feira, 28, o cacique foi internado no Hospital Dois Pinheiros, em Sinop, a cerca de 470 km de Cuiabá (MT), depois de ser avaliado com diagnóstico de pneumonia pela equipe médica de sua aldeia, localizada no Parque Indígena do Xingu.

Inicialmente, ele passou por exames laboratoriais e de imagem que indicaram covid-19, já na fase inflamatória da doença. Raoni foi tratado com anticoagulantes, antibióticos, corticoides e fisioterapia respiratória, segundo boletins médicos. Exames laboratoriais divulgados na quinta-feira, 3, indicaram evolução no quadro clínico.

continua após publicidade

No mês passado, o líder da etnia Kaiapó também necessitou de cuidado hospitalar. Ele foi internado com anemia severa e hemorragia digestiva após apresentar sintomas de desidratação, úlceras gástricas e inflamação no cólon. Em junho, Raoni perdeu a mulher, Bekwyjkà Metuktire, e, desde então, passou a apresentar um quadro depressivo.

Raoni é a maior liderança indígena no País

Reconhecido internacionalmente por lutar pelos povos indígenas, o cacique Raoni ganhou notoriedade no fim da década de 1980. Em 1989, ele conheceu o músico britânico Sting, que também passou a se engajar na causa ecológica e na luta pela demarcação das terras indígenas no Xingu. A parceria levou à criação da entidade Rainforest Foundation, que atua na proteção da floresta e de seus povos tradicionais. Em 2019, Raoni foi indicado ao prêmio Nobel da Paz.

continua após publicidade

Em setembro do ano passado, o líder do povo Kayapó se reuniu com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em Brasília, para falar sobre os direitos dos indígenas. Um dia antes desse encontro, o cacique havia sido criticado pelo presidente Jair Bolsonaro. "Acabou o monopólio do senhor Raoni", falou, ao citar Ysani Kalapalo, liderança indígena que viajou com Bolsonaro aos Estados Unidos para o discurso na Assembleia-Geral da ONU.

O cacique, em entrevista ao Estado em junho de 2019, também fez duras críticas à maneira como o governo Bolsonaro tem conduzido as políticas indigenistas. "Queremos dialogar com o governo, mostrar a ele que nós, indígenas, não aceitamos o que Bolsonaro pensa sobre nós, não aceitamos a violação dos direitos indígenas e dos territórios indígenas. Essa gestão é contra o povo indígena", falou. Raoni já tentou se reunir com o presidente, mas teve o seu pedido de encontro negado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cacique Raoni recebe alta após internação por covid-19"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!