Um chamado incomum e com relato de crueldade deixou os funcionários de uma instituição de resgate de animais assustados na última semana. A denúncia de maus-tratos dizia que havia um cachorro enterrado vivo em um matagal em Pouso Redondo, município de Santa Catarina. Imediatamente, a Apapre (Associação Protetora dos Animais de Pouso Redondo) solicitou apoio da Polícia Militar e se dirigiu ao local para salvar o cão.
Segundo a instituição, o animal "estava soterrado, coberto com entulhos e capim para disfarçar”. Os voluntários, prontamente, realizaram o resgate e o encaminharam para a clínica veterinária, informaram em suas redes sociais.
O cachorro, que se chama Lobo, teve que lutar pela vida. No pronto-socorro, verificou-se que sua situação era pior do que o imaginado. "Foram constatadas queimaduras nas patas, infecção nos olhos, paralisia dos membros traseiros, peso abaixo do ideal e um linfonodo grande na região do pescoço", contou Fabricio Merizm, diretor de comunicação da Apapre, em entrevista ao site Pets in Town.
“Suspeitamos que ele tenha cerca de 15 anos e esse cenário repete-se por todo o país, onde cães idosos são descartados como lixo”, lamenta.
O tutor, que tinha problemas com alcoolismo, foi preso. Lobo teve sorte, já que as pessoas da região acompanhavam a longa história de maus-tratos cometidos pelo tutor, um homem de 58 anos. "Já conhecíamos o tutor e a situação precária por causa do alcoolismo", contou Merizm.
"As pessoas que moravam perto ajudavam Lobo com comida e água. E, ultimamente, ele necessitava mais do que nutrição. Contudo, o tutor e a família negligenciaram a situação", completou.
Deixe seu comentário sobre: "Cachorro é enterrado vivo e luta pela vida em SC; tutor é preso"