MAIS LIDAS
VER TODOS

no Amazonas

Buscas por Dom e Bruno chegam ao 10º dia: o que se sabe até agora

De acordo com informações da Polícia Federal, as buscas continuam em diversas frentes nesta terça-feira (14/6)

Da Redação

·
O jornalista inglês e o indigenista viajaram em 3 de junho até um posto de vigilância indígena próximo a uma localidade chamada Lago do Jaburu
Icone Camera Foto por Reprodução
O jornalista inglês e o indigenista viajaram em 3 de junho até um posto de vigilância indígena próximo a uma localidade chamada Lago do Jaburu
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.06.2022, 15:47:07 Editado em 14.06.2022, 15:47:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As buscas pelo jornalista inglês Dom Phillips e pelo indigenista Bruno Araújo Pereira entram no 10º dia. Além da falta de desfecho sobre o que aconteceu com a dupla, o conflito de versões desencadeia uma série de reações e deixa familiares e amigos perplexos.

continua após publicidade

A Polícia Federal concentra os esforços em áreas próximas ao Rio Itaquaí, onde objetos pessoais dos desaparecidos foram encontrados. O Brasil e o mundo acompanham com espanto o desenrolar do sumiço.

De acordo com informações da Polícia Federal, as buscas continuam em diversas frentes nesta terça-feira (14/6). O último contato com os dois profissionais ocorreu no domingo, 5 de junho. O sumiço foi na reserva indígena Vale do Javari, no Amazonas.

continua após publicidade

As buscas ao indigenista e ao jornalista reúnem a Polícia Federal, o Exército, a Marinha e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas.

“Além dos esforços concentrados no referido local, as buscas continuaram em outras áreas do Rio Itaquaí, e as investigações continuam sendo realizadas de forma técnica, sem que esforços materiais e humanos sejam poupados para a completa elucidação dos fatos”, frisa a Polícia Federal.

Veja, a seguir, o que se sabe sobre o desaparecimento de Dom e Bruno:

continua após publicidade

O jornalista inglês e o indigenista viajaram em 3 de junho até um posto de vigilância indígena próximo a uma localidade chamada Lago do Jaburu.

Dom Phillips é um jornalista colaborador do veículo britânico The Guardian e trabalha em um livro sobre meio ambiente, com apoio da Fundação Alicia Patterson.

Bruno é considerado um dos indigenistas mais experientes da Fundação Nacional do Índio (Funai). No órgão desde 2010, ele foi coordenador regional da Funai de Atalaia do Norte por cinco anos.

continua após publicidade

O indigenista sofria ameaças por combater a exploração ilegal e a invasão de terras indígenas.

Os dois se deslocaram com o objetivo de visitar a equipe de vigilância indígena que fica próxima ao Lago do Jaburu. O jornalista pretendia fazer algumas entrevistas com integrantes da comunidade que reside no local.

continua após publicidade

Eles viajavam com uma embarcação nova, de 40 cavalos, e 70 litros de gasolina – combustível suficiente para a viagem. O último contato ocorreu em 5 de junho.

Eles desapareceram enquanto faziam o trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte.

A lancha de Amarildo da Costa de Oliveira foi vista perseguindo o barco do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips. Ele teria ameaçado Bruno.

continua após publicidade

Policiais militares prenderam Amarildo da Costa de Oliveira, de 41 anos, conhecido como Pelado, no dia 7 de junho. No momento da prisão, o suspeito portava armas e munição de uso restrito.

A Polícia Federal realiza testes com luminol na lancha de Pelado, para identificar possível material genético e digitais na embarcação.

A Polícia Federal investiga se estômago encontrado boiando no Rio Javari é humano.

Uma mochila com objetos iguais aos do jornalista e do indigenista foi achada no domingo (12/6).

De acordo com a esposa de Dom, Alessandra Sampaio, as equipes de buscas teriam localizado os cadáveres dos dois homens. As informações teriam sido repassadas pela Embaixada Brasileira em Londres.

O jornal britânico The Guardian, do qual Dom é colaborador, noticiou que os irmãos dele também foram informados sobre a suposta descoberta de dois corpos “amarrados a uma árvore em floresta remota”.

A Polícia Federal negou que tenha encontrado os corpos. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) afirma que Dom e Bruno continuam desaparecidos.

A Polícia Federal concentra os esforços em áreas próximas ao Rio Itaquaí, onde objetos dos desaparecidos foram encontrados.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Buscas por Dom e Bruno chegam ao 10º dia: o que se sabe até agora"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!