MAIS LIDAS
VER TODOS

Coronavírus

Brasil registra primeiros casos da variante indiana da covid

Na manhã desta quinta-feira (20), o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, e o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) confirmaram a informação de que há novos casos da variante indiana da Covid-19 no estado.  Os infectados

Da Redação

·
Brasil registra primeiros casos da variante indiana da covid
Icone Camera Foto por Adriano Soares/ Tv Mirante
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.05.2021, 13:54:29 Editado em 20.05.2021, 13:54:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Na manhã desta quinta-feira (20), o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, e o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) confirmaram a informação de que há novos casos da variante indiana da Covid-19 no estado.

continua após publicidade

Os infectados chegaram ao Brasil a bordo do navio MV Shandong da Zhi, no litoral do Maranhão. De acordo com o secretário, dos seis contaminados, um necessitou ser levado de helicóptero para um hospital no dia 13 de maio.

De acordo com o secretário, foi possível fazer o estudo genômico de 6 das 15 amostras estudadas. Em todas as 6 amostras foram confirmadas a cepa indiana. Por conta disso, a tripulação se encontra isolada e o navio, que não tem permissão para atracar na costa do Maranhão, continuará ancorado. Conforme o secretário, 100 pessoas que tiveram contato com esses tripulantes serão testadas, acompanhadas e isoladas.

continua após publicidade

"A variante já estava presente em 51 países e aqui na América do Sul só estava presente na Argentina. O Brasil acaba sendo o segundo país da América do Sul com confirmação da cepa", disse o secretário.

Estes são os primeiros casos da cepa indiana no Brasil.

Variante indiana

continua após publicidade

A variante indiana B.1.617 possui três versões, com pequenas diferenças (B.1.617.1, B.1.617.2 e B.1.617.3), descobertas entre outubro e dezembro de 2020. As três versões apresentam mutações importantes nos genes que codificam a espícula, a proteína que fica na superfície do vírus e é responsável por conectar-se aos receptores das células humanas e dar início à infecção.

Maior transmissão

Uma análise da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicada em 9 de maio diz que a piora da pandemia na Índia tem uma série de fatores, "incluindo a proporção de casos provocados por variantes com maior transmissibilidade".

continua após publicidade

Mas o relatório também aponta outros ingredientes fundamentais para a crise sanitária no país, "como aglomerações relacionadas a eventos religiosos e políticos e a redução da aderência às medidas preventivas de saúde pública e sociais", como o uso de máscaras e o distanciamento físico.

Fonte: G1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Brasil registra primeiros casos da variante indiana da covid"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!