Cotidiano

Brasil fecha Pan-Americano de Judô no 1º lugar geral

Em Lima, seleção nacional encerra competição com 15 medalhas

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Brasil fecha Pan-Americano de Judô no 1º lugar geral
fonte: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Brasil fechou o Campeonato Pan-Americano de Lima, no Peru, com 15 medalhas, sendo sete de ouro, cinco de prata e três de bronze, neste sábado (16). Com o resultado, o time verde e amarelo manteve-se como principal força das Américas e da Oceania, continente que passou a fazer parte das disputas a partir dessa edição.

continua após publicidade

Destaques da campanha brasileira vieram na categoria 57 quilos feminino, com Jéssica Lima (ouro) e Rafaela Silva (bronze), representando o melhor resultado desde 2013; entre os homens, teve "dobradinha" brasileira na final da categoria 81 quilos com Guilherme Schimidt (ouro) e Vinícius Panini (prata), Eric Takabatake (ouro) e Willian Lima (bronze) foram ao pódio no peso 66 quilos e Luana Carvalho (prata) e Maria Portela (bronze) também dividiram o pódio do 70kg.

Mas a grande história do torneio foi escrita pela multicampeã Mayra Aguiar. A judoca gaúcha conquistou o sétimo título pan-americano e se transformou na brasileira mais vitoriosa nesse tipo de competição ao vencer todas as lutas por ippon.

continua após publicidade

“Eu não sabia que eram sete, não estava contando. Fico muito feliz, é um número bastante relevante. Estamos aí nessa caminhada faz anos, desde os 14 anos com a seleção brasileira, disputando títulos, competições. Então, estou muito feliz por mais esse ouro. Me motiva bastante. Foi minha segunda competição depois da Olimpíada, não tinha competido já há bastante tempo. É muito bom poder chegar ao topo do pódio, anima bastante para as próximas competições do ano", comentou Mayra à assessoria da Confederação Brasileira de Judô.

O torneio trouxe também algumas boas surpresas para a modalidade no Brasil. Amanda Lima passou por atletas mais experientes e confirmou que é uma das principais da categoria ligeiro (48kg) no continente ao conquistar o primeiro título pan-americano sênior. Os outros dois ouros vieram com Larissa Pimenta (52kg) e Beatriz Souza (+78kg), que já vêm dominando suas respectivas categorias e conquistaram, em Lima, o tricampeonato continental. Os atletas voltam ao tatame no domingo (17), para a competição por equipes mistas, a partir das 11h30 (Brasília).

Resultado individual

continua após publicidade

Ouros (7)

Amanda Lima 48kg

Larissa Pimenta 52kg

continua após publicidade

Jéssica Lima 57kg

Mayra Aguiar 78kg

continua após publicidade

Beatriz Souza +78kg

Eric Takabatake 66kg

Guilherme Schimidt 81kg

continua após publicidade

Pratas (5)

Luana Carvalho 70kg

Vinícius Panini 81kg

continua após publicidade

Marcelo Gomes 90kg

Rafael Buzacarini 100kg

Rafael Silva +100kg

Bronze (3)

Rafaela Silva 57kg

Willian Lima 66kg

Maria Portela 70kg

Tags relacionadas: #Esporte #Judô #pan-americano