MAIS LIDAS
VER TODOS

INTERNACIONAL

Brasil condena ataques a Israel e anuncia reunião de emergência

O governo brasileiro está na presidência do Conselho de Segurança da ONU em outubro e toma providências quanto a crise palestina

Da Redação

·
O presidente se disse chocado com os ataques
Icone Camera Foto por Agência Brasil
O presidente se disse chocado com os ataques
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.10.2023, 15:35:20 Editado em 07.10.2023, 15:35:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo brasileiro anuncia que, na condição de presidência do Conselho de Segurança da ONU, convocou uma reunião de emergência do órgão para lidar com a crise palestina. A presidência brasileira ocorre durante o mês de outubro e, entre as funções, está a de determinar a agenda do Conselho, em consultas com os demais membros.

continua após publicidade

O encontro ocorrerá já neste domingo (8) e, diante da gravidade da situação, a reunião será fechada. De acordo com diplomatas do alto escalão, as principais potências preferiram que o debate não seja público, justamente por conta da volatilidade da crise e ainda da falta de detalhes sobre a realidade em Gaza.

As reuniões são fechadas apenas quando o cenário é considerado de extrema gravidade e risco para segurança internacional.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Bruno Mars está em Tel Aviv, cidade que está sendo atacada em Israel

Numa nota divulgada pelo Itamaraty, o governo brasileiro "condena a série de bombardeios e ataques terrestres realizados hoje em Israel a partir da Faixa de Gaza". A chancelaria ainda "expressa condolências aos familiares das vítimas e manifesta sua solidariedade ao povo de Israel".

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva havia rompido com a postura do ex-presidente Jair Bolsonaro, de se alinhar completamente ao posicionamento de Israel. Nos últimos quatro anos, o Brasil abandonou sua tradicional postura de apoio aos palestinos e foi um dos poucos países do mundo a votar ao lado de Israel na ONU. Com o governo Lula, houve um reposicionamento do Brasil, retornando à tradição que marcou a chancelaria por décadas.

continua após publicidade

Na nota publicada neste sábado, portanto, o governo brasileiro não deixa de condenar o Hamas. Mas insiste que a segurança precisa ocorrer para ambos os lados. "Ao reiterar que não há justificativa para o recurso à violência, sobretudo contra civis, o Governo brasileiro exorta todas as partes a exercerem máxima contenção a fim de evitar a escalada da situação", afirma.

Ainda assim, o teor da nota causou certo desconforto em parte da diplomacia brasileira, que queria uma menção mais explícita sobre o fato de que Israel ocupa de forma ilegal territórios palestinos. Neste caso, porém, a declaração evitou entrar nesse debate.

O governo ainda indicou que "não há, até o momento, notícia de vítimas entre a comunidade brasileira em Israel e na Palestina".

continua após publicidade

"O Brasil lamenta que em 2023, ano do 30º aniversário dos Acordos de Paz de Oslo, se observe deterioração grave e crescente da situação securitária entre Israel e Palestina. Na qualidade de Presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil convocará reunião de emergência do órgão", anunciou.

O governo brasileiro ainda usou a nota para "reitera seu compromisso com a solução de dois Estados, com Palestina e Israel convivendo em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas".

"Reafirma, ainda, que a mera gestão do conflito não constitui alternativa viável para o encaminhamento da questão israelo-palestina, sendo urgente a retomada das negociações de paz", completa.

Fonte: UOL.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Brasil condena ataques a Israel e anuncia reunião de emergência"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!