MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

BNDES e governo do RS assinam acordo de cooperação técnica para plano de resiliência climática

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o governo do Rio Grande do Sul assinaram nesta sexta-feira, 7, um acordo de cooperação técnica (ACT) para estruturar um plano estratégico de resiliência climática de médio e longo prazo que

Juliana Garçon (via Agência Estado)

·
Escrito por Juliana Garçon (via Agência Estado)
Publicado em 07.02.2025, 17:40:00 Editado em 07.02.2025, 17:49:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o governo do Rio Grande do Sul assinaram nesta sexta-feira, 7, um acordo de cooperação técnica (ACT) para estruturar um plano estratégico de resiliência climática de médio e longo prazo que proteja o Estado contra os impactos dos eventos climáticos extremos.

continua após publicidade

Pelo ACT, o BNDES fará o planejamento do projeto RioS (Resiliência, Inovação e Obras para o futuro do Rio Grande do Sul), que tem como objetivo definir a estratégia estadual de resiliência climática da região hidrográfica do Rio Guaíba. O trabalho inclui a realização de estudos técnicos para projetos de adaptação climática e gestão de risco.

De acordo com o governador Eduardo Leite (PSDB), o Estado aplicou R$ 30 milhões nos estudos da região do Guaiba.

continua após publicidade

"Estamos dando um passo adiante na parceria com o BNDES", disse o governador gaúcho. "O primeiro tema um é o acordo para planejamento de resiliência do Rio Grande do Sul."

O BNDES e o governo gaúcho também assinaram, disse Leite, um termo aditivo a um contrato já existente para desenvolver o anteprojeto do Centro Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (Cegird) e o Centro Estadual de Logística Humanitária do Estado do Rio Grande do Sul, além de ações de habitação social.

Além disso, o BNDES foi contratado pelo governo do Rio Grande do Sul para estruturar um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) para prover melhor eficiência em imóveis públicos subutilizados. O banco, no âmbito do contrato assinado, vai redirecionar parte dos imóveis para fortalecimento da Defesa Civil do Estado e para ações de Habitação Social.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que o BNDES agiu sob orientação do governo federal na atuação para a recomposição econômica e social do estado. Também frisou que o banco de fomento disponibilizou R$ 25,7 bilhões à recuperação econômica e social do estado atingido pelas enchentes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "BNDES e governo do RS assinam acordo de cooperação técnica para plano de resiliência climática"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!