MAIS LIDAS
VER TODOS

Homenagem

Biomédica brasileira que sequenciou DNA da covid vira Barbie

Em sua nova linha de brinquedos, a Mattel decidiu homenagear seis mulheres que deram uma contribuição significativa no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.08.2021, 13:03:56 Editado em 04.08.2021, 13:04:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A biomédica brasileira Jaqueline Góes de Jesus, de 31 anos foi homenageada na nova linha de brinquedos da fabricante Mattel. Agora, a cientista é oficialmente uma barbie. O brinquedo faz parte de uma linha de bonecas que exalta seis mulheres que deram uma contribuição significativa no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

continua após publicidade

A brasileira liderou o sequenciamento do genoma do primeiro caso de coronavírus da América Latina, ganhou sua própria versão da boneca Barbie. Além de Jaqueline, Sarah Gilbert, líder da equipe que desenvolveu a vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19; Amy O’Sullivan, enfermeira que tratou do primeiro paciente com a infecção no Brooklyn (NY) e a pesquisadora canadense Chika Stacy Oriuwa, que luta contra o racismo sistêmico na área da saúde, foram lembradas.

As médicas Audrey Cruz, que luta contra a discriminação no sistema de saúde em Las Vegas, e a australiana Kirby White, co-criadora de um avental cirúrgico reutilizável para trabalhadores da linha de frente da pandemia, completam a lista.

continua após publicidade

Jaqueline Goes de Jesus

A Barbie de Jacqueline está vestido com um jaleco semelhante ai usado por ela no ambiente de trabalho e usa um par de brincos de pérolas, que são uma das marcas registradas da pesquisadora.

Jaqueline é formada em biomedicina pela escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e pós-doutoranda no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo da USP (IMT-USP). Sua carreira começou há dez anos, como estudante de iniciação científica na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Bahia, com projetos que envolviam retrovírus.

continua após publicidade
Biomédica brasileira que sequenciou DNA da covid vira Barbie
Foto por Reprodução/ Instagram

Desde então, estudou o comportamento de vírus como o HIV, o HTLV, fez o sequenciamento do zika vírus durante o surto de 2015 e 2016, e trabalhou com vigilância genômica dos arbovírus causadores da chikungunya, febre amarela e dengue.

Com informações: Metrópoles

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Biomédica brasileira que sequenciou DNA da covid vira Barbie"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!