MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE

Bebês amamentados são mais inteligentes, diz estudo

Pesquisadora da Inglaterra aponta que há diferença de três pontos em testes de QI entre as crianças analisadas

Da Redação

·
Bebês amamentados são mais inteligentes, diz estudo
Icone Camera Foto por Pixabay
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.05.2022, 17:44:11 Editado em 27.05.2022, 17:44:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um novo estudo feito por cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, aponta que bebês que são amamentados por mais tempo desenvolvem melhores habilidades de vocabulário e raciocínio na adolescência.

continua após publicidade

Em um artigo publicado nesta quarta-feira (25), na revista Plos One, os estudiosos ressaltam a importância do incentivo ao aleitamento materno. O alimento é fonte de substâncias que protegem os bebês de infecções e contribuem para o desenvolvimento cerebral da criança.


continua após publicidade

Habilidades cognitivas

Os cientistas analisaram a ligação entre a duração da amamentação e as habilidades cognitivas de 7.855 crianças nascidas entre os anos 2.000 e 2.002, que são acompanhados até os 14 anos de idade, por um grande estudo inglês.

Os participantes foram separadas em quatro grupos:

continua após publicidade

1) os que foram alimentados com leite materno por menos de dois meses;

2) o que foram amamentados por um período entre dois a quatro meses;

3) os que receberam o leite das mães de quatro a seis meses;

continua após publicidade

4) os que passaram mais de um ano sendo amamentados.

Os adolescentes de 14 anos amamentados por mais de 12 meses tiveram melhores resultados em testes de vocabulário quando foram convidados a relacionar 20 palavras a seus significados em comparação com os que não foram amamentados.

continua após publicidade

As crianças de 7 a 11 anos que haviam sido amamentadas por um período entre quatro e seis meses também tiveram melhores pontuações em testes de memória, raciocínio e consciência espacial quando comparadas às que não foram amamentadas.


Diferença não tão marcante

De acordo com os resultados, os pesquisadores concluíram que a amamentação está relacionada a um aumento na inteligência. No entanto, a principal autora do estudo, Reneé Pereyra-Elías, pondera que a diferença equivalente a apenas três pontos em testes de QI. Ou seja, o resultado não é marcante para indivíduos, mas é importante para populações.

“Esses resultados não devem causar preocupação para mulheres que não amamentaram ou não conseguiram amamentar porque os ganhos potenciais de QI entre crianças amamentadas por vários meses em comparação com crianças nunca amamentadas são equivalentes a dois ou três pontos”, disse Reneé no artigo. “No entanto, se muitas crianças aumentassem seu QI em cerca de três pontos, poderíamos ver diferenças importantes”, completou a pesquisadora.


Fonte: Informações do Metrópoles.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Bebês amamentados são mais inteligentes, diz estudo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!