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Balsas Santos-Guarujá, São Sebastião-Ilhabela e mais; entenda projeto de privatização

O governo de São Paulo enviou um projeto de lei que autoriza a privatização das balsas do Estado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Segundo a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), a concessão patrocinada (PPP) permitirá inves

Geovani Bucci (Broadcast) (via Agência Estado)

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Escrito por Geovani Bucci (Broadcast) (via Agência Estado)
Publicado em 07.03.2025, 18:59:00 Editado em 07.03.2025, 19:05:52
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O governo de São Paulo enviou um projeto de lei que autoriza a privatização das balsas do Estado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Segundo a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), a concessão patrocinada (PPP) permitirá investimentos de R$ 1 bilhão ao longo do contrato de 20 anos.

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Com leilão previsto para o segundo trimestre de 2025, a iniciativa faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI-SP). A concessão englobará a operação, manutenção e gestão de 14 linhas aquaviárias, distribuídas em diferentes regiões.

A política tarifária atual deve ser mantida, sem aumento nos valores cobrados e sem alteração nas gratuidades existentes, de acordo com o governo. A gestão Tarcísio afirma que custeará 80% da remuneração da futura concessionária, conforme prevê a legislação federal.

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Chamadas pelo governo de "travessias hídricas" as linhas consistem em oito no litoral paulista sob responsabilidade do Departamento Hidroviário, três pertencentes ao sistema de balsas da Empresa Metropolitana de Águas e Energia, e outras três no Reservatório de Paraibuna.

Estão inclusas as balsas de Santos-Guarujá e São Sebastião-Ilhabela, além de rotas para comunidades tidas como "isoladas", como Cananéia-Ariri e Porto Natividade da Serra. Também há previsão de serviços na Região Metropolitana de São Paulo e no reservatório de Paraibuna.

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