MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Balé na altura para cuidar do Rio Pinheiros

Misturando a arquitetura da cidade com arte. É assim que a Companhia Base realiza apresentações artísticas nos centros urbanos. Neste sábado, quatro bailarinas vão se apresentar na Ponte Estaiada, um cartão-postal da capital paulista, a 140 metros de altu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.09.2021, 08:05:00 Editado em 18.09.2021, 08:12:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Misturando a arquitetura da cidade com arte. É assim que a Companhia Base realiza apresentações artísticas nos centros urbanos. Neste sábado, quatro bailarinas vão se apresentar na Ponte Estaiada, um cartão-postal da capital paulista, a 140 metros de altura. A performance faz parte da programação da 11.ª Virada Sustentável, o maior evento de sustentabilidade do país.

continua após publicidade

Buscando elementos da cidade que dialoguem com a arte e com o meio ambiente, a companhia escolheu a ponte para realizar mais uma apresentação nas alturas. A Companhia Base é conhecida por intervenções artísticas em lugares incomuns. "A gente espera que o público consiga entender a linguagem que integra a arquitetura da cidade, com os movimentos das bailarinas, a ponto de não ser possível saber o que é a ponte e o que é a bailarina", diz Cristiano Cimino, diretor da Cia Base. O espetáculo, com duração de 25 minutos, vai ocorrer em dois horários, às 12 e às 16 horas.

O estilo para esta performance é uma mistura de dança contemporânea com circo e alpinismo. Ele afirma que a arquitetura da cidade é sempre o palco das apresentações realizadas. "Exige sempre uma preparação das bailarinas, que ensaiam toda semana em diversos espaços da cidade, e para a estrutura dos prédios." A subida até o ponto de apresentação leva cerca de 45 minutos. "De lá de cima é possível conectar o olhar à cidade."

continua após publicidade

Escolha do local

Além disso, a escolha da ponte tem uma razão sustentável. "Nós decidimos fazer a apresentação aqui para conscientizar o público e a população da importância de cuidar do Rio Pinheiros", diz ele. O local da apresentação fica à margem de um dos rios que cortam a capital paulista. "Quando as pessoas chegarem para assistir, elas podem perceber que o rio precisa ser cuidado", complementa. "A gente precisa ter ações, não só artísticas, mas de Estado, a fim de transformar o rio poluído em uma obra de arte também", afirma.

"O objetivo é fazer com que as pessoas que estiverem passando pelo local ou pelo entorno possam contemplar", afirma o organizador. O público também pode assistir à apresentação de pontos próximos, como na Rua Francisco Dias Velho.

continua após publicidade

Agenda

A programação da Virada Sustentável começou no dia 2 de setembro e se estenderá até o dia 22. Inclui apresentações artísticas e culturais. O tema deste ano é #MinhaMensagem, que traz mensagens importantes sobre este momento de construção coletiva para o futuro pós-pandemia. Mais de 400 pontos da cidade recebem as mensagens durante o festival, como estações de metrô, pontos de ônibus e projeções em prédios.

A Virada já teve show de Gal Costa e Lenine. No Centro Cultural de São Paulo (CCSP), mais de 50 ações estão na programação. Mostras de teatro e dança, exposições, entre outras. No dia 21, ocorrerá o Amanhã da Paz, no mesmo dia em que é celebrado o Dia Internacional da Paz. Será uma meditação global online em favor da paz entre as pessoas e as nações, com a presença de mais de 300 líderes mundiais pela cultura da paz.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Balé na altura para cuidar do Rio Pinheiros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!