MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Avisada sobre morte, Conep manteve estudo da Coronavac

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão responsável por regular os estudos com seres humanos no País e garantir a segurança aos voluntários, também foi informada sobre a morte de um voluntário da vacina Coronavac, mas decidiu manter, ao me

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.11.2020, 17:57:00 Editado em 10.11.2020, 18:03:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão responsável por regular os estudos com seres humanos no País e garantir a segurança aos voluntários, também foi informada sobre a morte de um voluntário da vacina Coronavac, mas decidiu manter, ao menos por enquanto, os testes do imunizante. Na avaliação do órgão, as evidências apresentadas até agora indicam que o óbito não teve relação com a vacina.

continua após publicidade

"Recebemos a notificação no dia 6 e chamamos uma audiência com os pesquisadores para aquele dia mesmo, à noite, para pedir alguns esclarecimentos. Com as informações prestadas, apesar de ainda preliminares, tudo indica não há relação com a vacina e não vimos necessidade de interromper os testes", disse Jorge Venâncio, coordenador da Conep.

Venâncio disse que a decisão final da Conep só será tomada quando ele receber o relatório do comitê independente do estudo, formado por especialistas de fora que avaliam os dados da pesquisa. A expectativa é que o documento seja entregue à comissão ainda hoje.

continua após publicidade

A postura foi diferente da adotada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que suspendeu os testes na noite de ontem. Segundo o Instituto Butantã, que conduz a pesquisa da Coronavac, os técnicos da Anvisa tomaram a decisão sem pedir esclarecimentos para os pesquisadores, o que causou estranheza e suspeita de que o órgão estaria sofrendo interferência política.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Avisada sobre morte, Conep manteve estudo da Coronavac"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!