Cotidiano

Avião cai em mar aberto de Ubatuba e bombeiros iniciam busca

A aeronave vinha de Campinas para o aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Avião cai em mar aberto de Ubatuba e bombeiros iniciam busca
fonte: Reprodução
Avião cai em mar aberto de Ubatuba e bombeiros iniciam busca

Na madrugada desta quinta-feira (25), foi reportada a queda de um avião bimotor no mar de Ubatuba, no litoral de São Paulo. Bombeiros realizam buscas para encontrar os tripulantes. A informação inicial era de que a queda havia acontecido na região entre Paraty, na Costa Verde do Rio, e o estado paulista.

continua após publicidade

A aeronave vinha de Campinas, em São Paulo, para o aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Os Bombeiros de São Paulo afirmaram que foram acionados 1h20 da madrugada pela corporação do Rio. 

A mãe do copiloto José Porfírio de Brito Júnior, de 20 anos, acompanhava o voo, perdeu o contato e acionou as autoridades. Ela alugou um barco na manhã desta quinta-feira para se dirigir à última coordenada captada da aeronave.

continua após publicidade

Haviam três tripulantes no bimotor: comandante, copiloto e passageiro. Os demais não tiveram a identidade revelada.

Uma foto divulgada por uma pessoa que acompanha as buscas na manhã desta quinta-feira mostra uma poltrona flutuando no mar na região da queda.

Os bombeiros do Rio disponibilizaram equipes para dar apoio nas buscas em alto-mar entre Trindade e Ubatuba e acionaram os bombeiros de São Paulo. A ação de resgate às vítimas está sendo realizada pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero).  

continua após publicidade

Já o Corpo de Bombeiros de São Paulo enviou uma uma embarcação e quatro homens do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), para as buscas na região. "Recebemos um chamado via Corpo de Bombeiros (RJ) e posteriormente parentes do piloto entraram em contato, informando problemas em uma aeronave que posou possivelmente nas águas de Ubatuba (entre Ubatuba e Paraty)", diz a nota.

A FAB informou que o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba (ARCC-CW), unidade da Força Aérea Brasileira responsável por coordenar as operações de buscas aéreas na região, foi notificado na noite desta quarta-feira (24) sobre o desaparecimento da aeronave de prefixo PP-WRS no litoral do estado do Rio de Janeiro.Conforme estabelecido nas normas internacionais de busca e salvamento, às 4h15 de quinta-feira (25) um helicóptero H-36 Caracal do 3°/8° GAV iniciou as buscas na área delimitada, utilizando óculos de visão noturna. Às 6h35 a Força Aérea Brasileira localizou destroços com probabilidade de serem da aeronave desaparecida. A localização foi repassada aos órgãos de busca marítima e os voos continuam.

O Corpo de Bombeiros de São Paulo divulgou a última referência de localização da aeronave, onde o Corpo de Bombeiros do Rio fez contato com o Corpo de Bombeiros de SP. As coordenadas são as seguintes: 23°24'48.0"S 44°47'59.0"W.

Fonte: Jornal O Dia

Tags relacionadas: #avião #COTIDIANO #queda #Ubatuba