Cotidiano

Avaliação de imóveis: como avaliar imóvel em São Paulo?

Quer saber como avaliar imóvel em São Paulo? Neste artigo vamos abordar pontos importantes a considerar quando for contratar este serviço.

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Avaliação de imóveis: como avaliar imóvel em São Paulo?
fonte: Reprodução
Avaliação de imóveis: como avaliar imóvel em São Paulo?

A avaliação de imóveis é essencial para garantir uma negociação bem-sucedida. Ela garante um negócio fechado de maneira rápida e sem espaço para dúvidas.

continua após publicidade

Dessa forma, vendedor e comprador podem ficar bem mais tranquilos, pois sabem que fizeram o melhor negócio possível graças a uma boa avaliação de imóveis.

Entretanto, é preciso escolher bem o profissional que irá realizar sua avaliação imobiliária.

continua após publicidade

Para se avaliar um imóvel deve-se trabalhar de forma ética, seguindo as técnicas de avaliação de imóveis sem deixar que os sentimentos pela propriedade ou o interesse pela venda interfiram no valor final do bem e prejudiquem a negociação.

Por isso, o ideal é confiar em um perito avaliador de imóveis, o profissional que detém o conhecimento das normas que regulamentam a avaliação de imóveis no Brasil.

Além disso, somente o perito avaliador de imóveis pode emitir laudos de avaliação de imóveis, documento com validade legal, essencial para uma negociação segura.

continua após publicidade

Confira abaixo todas as vantagens de uma avaliação de imóveis e descubra como avaliar imóvel em São Paulo.

O que é avaliação mercadológica de imóveis?

Primeiramente, o que exatamente é a avaliação de imóveis? Esse serviço tem como objetivo determinar, por meio de diversas análises técnicas, o valor mercadológico (valor de venda ou valor de locação) de uma propriedade imobiliária.

continua após publicidade

Essa propriedade pode ser um terreno, um apartamento, uma casa ou imóveis comerciais, rurais e industriais, por exemplo.

O valor mercadológico corresponde ao valor que o mercado está disposto a pagar pelo imóvel. Portanto, é diferente do preço do imóvel, determinado pelo proprietário.

continua após publicidade

Muitas vezes o apego pelo imóvel pode causar uma diferença imensa entre o preço do imóvel e seu valor mercadológico, o que torna a venda muito difícil e demorada.

É comum que, quando o preço está muito elevado, o imóvel desvalorize ainda mais com o tempo de espera por um comprador, visto que as benfeitorias vão se depreciando com o tempo.

É por isso que a avaliação de imóveis é tão importante. Com ela, é possível contar com técnicas específicas, que chegam a um valor final verídico, sem a interferência de fatores sentimentais ou de interesse.

continua após publicidade

Assim, o proprietário pode ter uma ideia real de quanto vale o seu imóvel e não sair no prejuízo.

Como se avalia um imóvel?

A avaliação de imóveis deve ser realizada por um perito avaliador de imóveis, profissional capacitado para seguir as normas da ABNT (NBRs 14.653-1, 14.653-2, 14.653-3 e 14.653-4).

continua após publicidade

Essas normas são regras que regulamentam como devem ser feitas as avaliações imobiliárias no Brasil.

O avaliador deverá seguir minuciosamente cada um dos critérios estabelecidos na norma. 

continua após publicidade

Isso inclui a coleta das amostras, a homogeneização dessas amostras, os cálculos a serem realizados e como devem ser feitos os arredondamentos de valores. 

Por fim, as normas da ABNT também contém as instruções da elaboração do laudo de avaliação de imóveis.

Quem faz a avaliação imobiliária?

continua após publicidade

Os profissionais capacitados para realizar a avaliação de imóveis são os avaliadores imobiliários.

Para se tornar um avaliador imobiliário é necessário estar credenciado ao CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários), que possui como órgão regulamentador o COFECI, na resolução 1.066/07.

O que é um laudo de avaliação de imóveis?

O laudo de avaliação de imóveis é um relatório minucioso de todas as considerações feitas pelo avaliador de imóveis. O documento é emitido também segundo as normas da ABNT.

Nesse laudo, consta o valor mercadológico do bem imóvel que foi avaliado. 

Como o documento contém diversos detalhes técnicos acerca do imóvel, é um item muito importante para garantir uma boa negociação entre as partes.

Onde avaliar imóvel em São Paulo?

Para avaliar um imóvel em São Paulo o ideal é contratar uma empresa com ética e profissionais capacitados. A Nero Perícias é uma destas empresas e avalia imóveis em todo o estado de São Paulo.

Com muita experiência no mercado, a empresa conta com peritos altamente capacitados, credenciados ao CNAI e capazes de garantir a excelência da avaliação técnica, com a emissão de laudos técnicos de avaliação de imóveis com validade jurídica.

Para saber mais, acesse https://neroavaliacaodeimoveissp.com.br/

Tags relacionadas: #Imóveis #São Paulo