MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Ato com representantes de várias religiões homenageia João Alberto

A homenagem a João Alberto Freitas, de 40 anos, morto após ser espancado em uma unidade do Carrefour, em Porto Alegre, reuniu cerca de 200 pessoas e ocorreu de forma pacífica. O ato ecumênico teve início às 18h desta sexta-feira, 27, em frente à Igreja Sã

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.11.2020, 09:45:00 Editado em 28.11.2020, 09:52:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A homenagem a João Alberto Freitas, de 40 anos, morto após ser espancado em uma unidade do Carrefour, em Porto Alegre, reuniu cerca de 200 pessoas e ocorreu de forma pacífica. O ato ecumênico teve início às 18h desta sexta-feira, 27, em frente à Igreja São Jorge, na zona leste da capital gaúcha

continua após publicidade

O evento foi organizado por integrantes de entidades de religião de matriz africana e teve a participação de evangélicos, católicos e indígenas. Depois do ato em frente à Igreja São Jorge, os manifestantes rumaram a pé para a filial do Carrefour, também na zona leste. Esta não é a mesma loja em que João Alberto foi assassinado.

"Acreditamos que a morte não é a última palavra. Temos fé e esperança. Não podemos esquecer o que aconteceu ao João para que isso não se repita", discursou o frei capuchinho Carlos Susin, do lado de fora da igreja. Reginete Bispo, do Centro Africano Reino de Oxalá, foi incisiva. "Por causa de nossa cor de pele e da nossas condição social, somos tratados como menos humanos. Por isso estamos aqui juntos pedindo Justiça."

continua após publicidade

Minutos antes, durante a missa de sétimo dia da morte de João Alberto, o pároco da Igreja São Jorge, padre Sérgio Belmonte, encerrou a cerimônia pedindo "paz, não à violência e não ao racismo". Muito emocionado, o pai da vítima, João Batista Freitas, fez um apelo aos manifestantes: "quero pedir especialmente à juventude que não deixe cair essa bandeira. A luta pela igualdade no Brasil há muito tempo está ameaçada."

João Batista voltou a condenar o tratamento recebido pelo filho. "Os fiscais nos conheciam. Se meu filho não fosse no mercado comigo, ele ia com a mulher dele". Ele também lembrou a cena em que viu João Alberto morto na entrada da unidade do hipermercado. "Me avisaram que ele havia sido preso. Quando cheguei lá, vi uma poça de sangue e meu filho morto." E encerrou: "que a morte do meu filho não tenha sido em vão."

Dois seguranças e uma fiscal foram presos. Os detidos são a fiscal do Carrefour Adriana Alves Dutra e os dois seguranças que agrediram o homem negro, Giovane Gaspar e Magno Borges. A polícia, entretanto, continua investigando para verificar se há mais envolvidos na morte.

continua após publicidade

Gaspar e Borges foram presos em flagrante. Já Adriana teve prisão preventiva decretada na última terça-feira, 24. Na quarta, 25, a defesa pediu sua soltura. Conforme a advogada Karla Sampaio, a fiscal enfrenta problemas de saúde - é diabética e sofre com pedras nos rins -, e vem se colocando à disposição dos investigadores do caso. Até o fechamento desta reportagem, a Justiça não havia se pronunciado a respeito do pedido. A polícia investiga Adriana, Gaspar e Borges por homicídio triplamente qualificado.

Nesta sexta, a Justiça aceitou o pedido da Polícia Civil para prorrogar por mais 15 dias o prazo para a conclusão do inquérito. Segundo o diretor da Divisão de Inteligência Policial e Análise Criminal do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa do Rio Grande do Sul, delegado Eibert Moreira Neto, os investigadores necessitam de mais tempo para analisar imagens de câmeras de monitoramento do Carrefour. O objetivo, segundo ele, é verificar "a conduta dos seguranças perante às atitudes de clientes que frequentam aquele estabelecimento".

A Brigada Militar informou nesta sexta que decidiu pela expulsão do policial militar temporário Giovane Gaspar da Silva. Mas ainda cabe recurso. A defesa do policial tem até a próxima quarta-feira, 4, para se manifestar.

Em depoimento nesta sexta à Polícia Civil, Gaspar justificou que seu intuito durante a briga com João Alberto era imobilizá-lo. No depoimento à delegada Roberta Bertoldo, da 2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que conduz o inquérito, o policial afirmou que foi chamado para auxiliar uma caixa do Carrefour e, quando chegou ao local, presenciou João Alberto encarando uma funcionária. Gaspar ressaltou que a vítima foi conduzida ao estacionamento e que, antes de receber um soco de João Alberto, nada havia sido discutido entre eles.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Ato com representantes de várias religiões homenageia João Alberto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!