MAIS LIDAS
VER TODOS

Rússia

Atirador mata seis pessoas e fere 24 em universidade

Cidade onde ocorreu o ataque está localizada a cerca de 1,3 mil km ao leste da capital, Moscou

Da Redação

·
Atirador mata seis pessoas e fere 24 em universidade
Icone Camera Foto por Extra/Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.09.2021, 11:33:30 Editado em 20.09.2021, 11:39:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um atirador, de 18 anos, matou seis pessoas e deixou 24 feridas após atirar contra outros alunos e funcionários da Universidade de Perm, na Rússia, na manhã desta segunda-feira (20). O suspeito ficou ferido após resistir à prisão, afirmaram as autoridades, e recebe atendimento médico em um hospital local.

continua após publicidade

O ataque foi registrado às 11 horas no horário local (3h, hora do Brasil). A cidade está localizada a cerca de 1,3 mil km ao leste da capital, Moscou. Alunos e professores tentaram se proteger dentro de salas de aula, enquanto outros pularam das janelas para fugir. O professor Ivan Pechishchev viu estudantes correndo de um prédio e pessoas saltando do segundo andar enquanto ele ia para a aula.

"Eles pularam horrorizados, gritando. Um dos alunos me disse que era um tiroteio. Eu ouvi o barulho, todos começaram a correr em direções diferentes. Fui até meus alunos no segundo prédio e continuei a ouvindo os disparos", relatou durante entrevista à BBC.

continua após publicidade

O Comitê de Investigação russo informou que o atirador foi identificado como um aluno da instituição que havia adquirido a arma utilizada para usar o crime, um rifle de caça, em maio. Horas antes de abrir fogo, o atirador teria compartilhado em uma rede social uma foto de si mesmo com a arma em punho, um capacete e a munição.

"Eu pensei muito nisso por bastante tempo, há anos, e percebi que havia chegado a hora de fazer o que eu sonhava", ele teria dito em uma conta de rede social que posteriormente foi derrubada, indicando também que suas ações não tinham motivações políticas ou religiosas.

De acordo com Pechishchev, o professor ouvido pela BBC, existem dez edifícios no campus da Universidade de Perm e o serviço de segurança bloqueou imediatamente todos os prédios e passagens após o início do ataque. A instituição postou uma mensagem nas redes sociais solicitando que todos que estavam no local permanecessem nas salas de aula. Todas as atividades foram suspensas.

continua após publicidade

"Havia cerca de 60 pessoas na sala de aula. Fechamos a porta e fizemos barricadas com cadeiras", contou o estudante Semyon Karyakin à Reuters.

A porta-voz da universidade, Natalia Pechishcheva, chegou a afirmar que o atirador havia sido "liquidado", mas posteriormente as autoridades anunciaram que ele havia sido ferido a resistir à prisão e estava sob custódia policial. Imagens da cena do crime mostram seu corpo no chão no exterior do prédio universitário.

O tiroteio é o segundo em um estabelecimento educacional russo em apenas quatro meses. Em maio, Ilnaz Galyaviev, de 19 anos, atacou uma escola na República do Tartaristão, matando nove pessoas — sete alunos da oitava série e dois professores. Após o incidente, a Rússia aumentou a idade legal para comprar armas de 18 para 21 anos, mas a nova lei ainda não havia entrado em vigor.

continua após publicidade

O Kremlin disse que o atirador provavelmente tinha doenças mentais, mas se recusou a fazer maiores comentários afirmando se tratar de um assunto de polícia.

A Rússia tem leis restritas sobre a posse de armas, mas algumas categorias de armamentos estão disponíveis para a venda para a caça, autodefesa ou esportes. Compradores em potencial precisam passar por testes e cumprir outros requisitos.

Informações são do site Extra.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Atirador mata seis pessoas e fere 24 em universidade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!