MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Ataques diminuem e Ministério da Justiça anuncia envio de mais tropas ao RN

As fortes chuvas que caíram em Natal e municípios vizinhos do Rio Grande do Norte ao longo da madrugada deste domingo, 19, podem ter contribuído para a redução do número de ataques atribuídos à facção criminosa Sindicato do Crime (SDC) a prédios e veículo

Ricardo Araújo, especial para Estadão Conteúdo (via Agência Estado)

·
Escrito por Ricardo Araújo, especial para Estadão Conteúdo (via Agência Estado)
Publicado em 19.03.2023, 13:22:00 Editado em 19.03.2023, 13:26:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As fortes chuvas que caíram em Natal e municípios vizinhos do Rio Grande do Norte ao longo da madrugada deste domingo, 19, podem ter contribuído para a redução do número de ataques atribuídos à facção criminosa Sindicato do Crime (SDC) a prédios e veículos públicos e privados desde o início da semana passada.

continua após publicidade

Diferente do primeiro dia de ataques, quando 103 ocorrências foram registradas, o número caiu para menos de 10 nas últimas horas. Os ataques de maior proporção ocorreram em uma estação de trem recentemente reinaugurada no bairro Boa Esperança, em Parnamirim, na Grande Natal, e a um ônibus no município de São Pedro, no agreste potiguar.

O prédio e o veículo foram incendiados.

continua após publicidade

Com a diminuição dos ataques nas maiores cidades do estado, incluindo Natal, os serviços de transporte público e coleta de lixo foram retomados. As prefeituras ainda não se pronunciaram sobre quando ocorrerá a reabertura de postos de saúde e escolas. O ministro da Justiça Flávio Dino também anunciou na noite do sábado,18, o envio de mais 100 homens para reforçar o policiamento ostensivo no Rio Grande do Norte.

"Estamos com mais de 500 integrantes da Força Nacional e de forças federais atuando no Rio Grande do Norte, em auxílio ao governo do Estado. Determinei agora a destinação de mais 100 policiais", escreveu o ministro. Além da Força Nacional, os estados da Paraíba, Ceará e Pará enviaram tropas especiais, veículos e aeronaves. O contingente de reforço se aproxima dos 900 militares (homens e mulheres).

"Nós vamos continuar com os policiais nas ruas não só com as chamadas barreiras itinerantes, mas com as barreiras permanentes, ao mesmo tempo que iremos aprofundar os processos de apuração e de investigação em curso. Está havendo uma diminuição das ocorrências, portanto, é o momento para a gente intensificar essas medidas", declarou a governadora Fátima Bezerra (PT).

continua após publicidade

Transferências

O número de transferências de presos considerados de alta periculosidade vinculados à liderança do Sindicato do Crime (SDC), facção criminosa a qual os ataques coordenados estão sendo creditados pelos órgãos de segurança estaduais, chegou a dez. A primeira delas ocorreu ainda na terça-feira, 14. Na noite da sexta-feira, 17, a Força de Cooperação Penitenciária (Focopen) com apoio de policiais penais federais, realizou a transferência de mais nove presos da mesma unidade prisional para o Sistema Penitenciário Federal (SPF). A transferência foi solicitada pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte e pelo governo estadual e autorizada pela Vara de Execução Penal.

Os custodiados são acusados de cometer homicídios e tráfico de drogas, além de estarem envolvidos em planos de fugas e ataques a patrimônios públicos e privados no Rio Grande do Norte. Os presos transferidos podem ficar custodiados em qualquer uma das cinco unidades federais localizadas em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Porto Velho (RO) e Brasília (DF).Os presos ficarão isolados em celas individuais, com visitas monitoradas e com rigorosos procedimentos de segurança.

continua após publicidade

Balanço

Dados atualizados na manhã deste domingo,19, pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed/RN), apontam que 117 suspeitos foram presos desde o início dos ataques. Treze foragidos da Justiça foram recapturados e três adolescentes foram apreendidos. Com os suspeitos, os policiais apreenderam quase 100 artefatos explosivos, 34 armas de fogo, 26 galões com combustíveis, dinheiro, drogas e munições.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Ataques diminuem e Ministério da Justiça anuncia envio de mais tropas ao RN"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!