MAIS LIDAS
VER TODOS

avanços da tecnologia

As 5 novidades do mercado mais desejadas para 2021

O ano de 2021 promete ser um ano de reconstrução pós-pandemia e também da retomada nos avanços da tecnologia, o que deve ser muito satisfatório para o mercado econômico. Por isso que, a ideia é que 2021 aprenda com as dificuldades e adaptações de 2020 e e

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.09.2020, 10:34:41 Editado em 09.09.2020, 10:34:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ano de 2021 promete ser um ano de reconstrução pós-pandemia e também da retomada nos avanços da tecnologia, o que deve ser muito satisfatório para o mercado econômico.

continua após publicidade

Por isso que, a ideia é que 2021 aprenda com as dificuldades e adaptações de 2020 e encontre boas soluções no mercado capazes de mudar o jogo.

Pensando nisso trouxemos algumas novidades que estarão em alta em 2021. O mercado já usa muitas delas, mas em 2021 o crescimento será ainda maior, tendo em vista que são ótimas soluções para otimizar empresas, melhorarem sua efetividade e deixarem uma boa experiência para o cliente.

continua após publicidade

1 - Home office

O home office foi essencial para que muitas empresas pudessem manter suas operações quando medidas sanitárias foram tomadas para evitar o contágio pelo vírus. Com isso, mesmo que forçadas, muitas empresas viram vantagem nesse modelo.

Ainda em 2020 é possível ver muitas vagas sendo oferecidas e que as empresas estão mais flexíveis em torná-las um trabalho remoto. Isso tudo aconteceu porque, durante o tempo de experiência do home office, muitos colaboradores de adaptaram.

continua após publicidade

Alguns benefícios do home office:

Redução de custos de espaço físico

Qualidade de vida do trabalhador

continua após publicidade

Sem custo de transporte

Foco no resultado e não nas horas trabalhadas

continua após publicidade

Contratar profissionais independente da localidade

Um dos grandes desafios que algumas empresas enfrentam é a dificuldade de encontrar bons profissionais para compor o time. Pode ser que em determinada região não se encontre bons profissionais e o home office facilitou essa busca, possibilitando a contratação independente da localização geográfica.

Para o home office conseguir funcionar é preciso que tanto a empresa quanto o colaborador se organizem. A gestão deve conseguir fazer o seu papel e estar a todo tempo dando suporte para que o colaborador não se perca no caminho.

continua após publicidade

Além disso, é necessário que a empresa tenha um workplace online e ferramentas disponíveis para que os colaboradores exerçam suas funções sem maiores problemas.

Para ter um workplace é muito simples. Basta que você contrate uma hospedagem de sites, registe um domínio e contrate um profissional para desenvolver o espaço. Ele pode ser feito dentro do seu site oficial, em um espaço fechado disponível somente para colaboradores com login e senha.

Um workplace vai permitir que todos acessem suas atividades, compartilhem informações em tempo real e deixem documentos arquivados que podem ser acessados de qualquer computador com internet.

continua após publicidade

Por isso, verifique se o seu servidor de hospedagem de sites oferece pacotes de serviços com backup, grande espaço na nuvem e segurança, já que os arquivos precisam estar bem protegidos para evitar perdas e acessos indevidos.

2 - Economia Colaborativa

continua após publicidade

A economia colaborativa é um conceito que define e defende o compartilhamento de bens e serviços ao invés da necessidade de aquisição de um novo. Ela se manifesta na forma de aluguel, troca, empréstimo, doação e muitos outros.

Atualmente este é um conceito bastante praticado e as pessoas cada vez mais enxergam os benefícios de compartilhar bens de consumo ao invés de investir em um novo somente para usar uma vez ou outra.

O conceito de economia compartilhada surgiu para trazer mais sustentabilidade ao mercado e frear o consumo excessivo e desnecessário.

continua após publicidade

Atualmente muitas pessoas praticam a sustentabilidade de alguma forma por meio da economia compartilhada, mas essa deve ser uma novidade que vai crescer em 2021 e conquistar adeptos que ainda nem a conhecem.

Aluguel

Possui uma casa ou carro que não usa frequentemente e passou a ser um passivo financeiro? Considere alugar e ganhar um dinheiro para manter os custos deste bem.

continua após publicidade

Atualmente existem algumas empresas que ajudam na conexão entre locatário e locador para facilitar o encontro de pessoas com os mesmos objetivos.

Um grande exemplo de aluguel na economia compartilhada é a empresa Airbnb onde você pode encontrar casas, apartamentos e outras locações para um dia ou alguma temporada.

continua após publicidade

Os apps de mobilidade em que você mesmo conduz o seu transporte também são ótimos exemplos. Hoje em dia existem empresas de aluguel de patinete, bicicleta e até mesmo carros, tudo feito pelo aplicativo.

Venda ou troca

Se você tiver também em casa produtos que não utiliza mais, considere anunciar nos grupos de venda ou troca. Assim você pode juntar uma boa grana ou trocar por produtos que está realmente interessado.

continua após publicidade

Você pode encontrar muitos grupos como esse no Facebook ou WhatsApp. Ainda assim, existem empresas como o Enjoei que são verdadeiras vitrines para você vender as coisas que não usa mais. O Mercado Livre também pode ser uma boa opção para quem deseja vender itens usados.

Doações

Se existe algo que você não usa mais e quer vender, saiba que com a possibilidade de conexões ficou muito mais fácil encontrar pessoas interessadas. Dessa forma você pode ajudar alguém e ajudar o planeta a produzir menos lixo.

continua após publicidade

O Freecycle é uma ótima plataforma para quem está interessado em doar, ajudar alguém e incentivar o consumo consciente.

Serviços

continua após publicidade

Esse provavelmente é um dos serviços que as pessoas mais usam. Os serviços na economia compartilhada utilizam da disponibilidade de tempo das pessoas em integração com alguns bens para fornecer uma solução.

Alguns dos serviços mais conhecidos são o Uber, em que motorista utiliza o seu carro para fornecer transporte de qualidade e ganhar com isso.

O Rappi e outros apps de entrega e também aplicativos como o DogHero, em que uma pessoa pode cuidar do seu Pet enquanto você não estiver em casa, são exemplos de economia colaborativa.

continua após publicidade

3 - Machine Learning

O Machine Learning é uma das áreas da Inteligência Artificial que mais deve crescer em 2021. Para quem não está familiarizado com o termo, isso se trata do aprendizado de máquina, que observa o comportamento humano na tomada de decisões e aprende associando todos os dados que absorve.

Todas as atividades robóticas feitas por seres humanos podem ser desenvolvidas por uma máquina. E com o Machine Learning é possível ter cada vez mais precisão em tarefas como atendimento ao cliente, análise de dados e fornecimento de soluções.

continua após publicidade

A ideia do Machine Learning é fazer a máquina aprender com as atividades do ser humano. O algoritmo é instalado em plataformas para apenas observar o comportamento do indivíduo na tarefa, associar com dados analisados e aprender como deve ser feito.

Vamos falar de exemplos? Quem nunca jogou algum jogo no celular que precisava de duas pessoas e o computador desempenhou este papel? Atualmente existem algoritmos capazes de aprender cada vez mais para desempenhar melhor uma função, como jogar Xadrez, por exemplo.

continua após publicidade

Nas empresas, o Machine Learning é utilizado para aprender todos os processos e analisar os milhões de dados armazenados para fornecer melhores soluções, criar relatórios e colocar em evidência até mesmo o que passa despercebido pela equipe.

Benefícios do Machine Learning

O Machine Learning veio para otimizar o tempo de colaboradores, colocando-os para desempenhar tarefas exclusivamente humanas e que exigem a sensibilidade que a máquina não tem. Além disso, com os resultados do aprendizado de máquina você pode proteger a sua empresa. Veja uma lista de benefícios:

continua após publicidade

Otimização de tempo

Detecção de erros humanos

Prevenção contra spam

continua após publicidade

Alta precisão

Soluções efetivas

continua após publicidade

Combate a fraudes

Um simples algoritmo de Machine Learning aplicado ao chat de atendimento de uma empresa pode permitir que o atendimento seja efetivado pela máquina fora do horário comercial, proporcionando uma melhor experiência ao usuário.

Essa é uma novidade que deve ser muito desejada em 2021, já que as empresas buscam cada vez mais aumentarem sua produtividade e reduzir seus custos.

continua após publicidade

4 - Avanço da Tecnologia Móvel

Atualmente até os computadores estão ficando obsoletos. Quase tudo pode ser feito pelo celular e algumas coisas são exclusivamente feitas por app. Além disso, a tecnologia móvel pode ser muito importante, por exemplo, para gestão de colaboradores em campo e organização de dados em tempo real.

Cada vez mais existem profissionais especializados em desenvolvimento de apps. Muitas empresas têm operações exclusivas nos apps, como Uber, iFood, Rappi, NuBank, entre outros.

continua após publicidade

O uso de aparelhos móveis facilita muito o desenvolvimento de tarefas por colaboradores, além de ajudar em soluções como pagamentos, por exemplo.

Hoje já existem pequenos dispositivos que podem ser acoplados ao celular para receber pagamentos no cartão, além de soluções como o app PicPay que recebe pagamentos por transferências gratuitas cobradas no cartão de crédito.

continua após publicidade

Para as empresas que desejam aproveitar o crescimento da tecnologia móvel e se adaptar, a dica é começar por um site responsivo. Desenvolver um site responsivo é bem simples e os primeiros passos são contratar uma hospedagem de sites e registrar um domínio.

Para prosseguir com a criação, invista em um profissional de webdesign que será capaz de fazer um bom site responsivo para melhor usabilidade também pelo telefone.

5 - Digitalização das empresas

A digitalização das empresas não deveria ser novidade, mas o retrocesso ainda é tão grande em alguns países que muitas empresas ainda nem começaram seus processos.

Em uma análise maior, é possível identificar empresas cujo modelo de negócio não consegue nem mesmo se adaptar a uma digitalização básica quanto menos poder repensar este modelo para ter chances de sobreviver ao novo modelo de consumo.

Se você possui uma empresa que ainda não está digitalizada, e procure maneiras de começar este processo, aproveite que essa vai ser uma tendência popular em 2021 e não fique para trás.

Em pouco tempo, só vai existir dois tipos de empresa, as que estão no digital e as que não estão nos negócios. Veja algumas dicas para digitalizar sua empresa:

Esteja presente online

Este é um dos primeiros passos para digitalizar sua empresa e o que a maioria das pessoas faz quando quer começar uma transformação digital em seu negócio.

Crie um site! Isso é muito simples, basta que você contrate uma hospedagem de sites, registre um domínio e crie um site interessante para receber seus clientes.

Aposte também nas redes sociais e crie uma conta comercial para se comunicar nas plataformas em que todos estão usando.

Considere criar uma loja virtual

Se você vende algum produto, criar um e-commerce pode ser uma solução para aumentar suas vendas e alcançar mais pessoas com a sua marca.

O processo de criação de uma loja virtual é inicialmente o mesmo, com contratação de hospedagem de sites e domínio, mas é preciso definir também questões de estoque e logística, além de contratar uma plataforma própria para e-commerce.

Modelo de negócio

É preciso também analisar como o seu modelo de negócio pode se encaixar em uma digitalização. Para ocorrer uma transformação digital é preciso encaixar a tecnologia nas engrenagens do seu projeto.

Isso tudo vai incluir questões de como são feitos os recebimentos e pagamentos, como o atendimento ao cliente pode ser digitalizado, o que a máquina vai fazer e o que é tarefa exclusivamente humana.

Muito se pode fazer para que o seu negócio esteja cada vez mais inserido no ambiente digital. Somente o marketing digital do seu negócio não o define como digital e é preciso ir além, fazendo adaptações na gestão, vendas e outros setores.

Conclusão

Percebe que algumas das coisas que citamos pode não parecer novidade para você? Pois bem, tenha em mente que algumas delas, se não a maioria, não está presente na realidade de muitas pessoas ou empresas, o que as torna uma novidade.

Além disso, devemos levar em conta que todas elas foram ótimas soluções validadas no período de caos de 2020 e essa validação é importante para considerá-las novidade em negócios que insistem em ser conservadores e acreditam que vão sobreviver à digitalização.

É certo de que todas as novidades mostradas também estão relacionadas com a era mais digitalizada que já vivemos e não há como escapar de se inteirar sobre tudo que elas têm a oferecer.

Certamente, profissionais e empresas que dão prioridade ao crescimento estarão cada vez mais ligados nas novidades do mercado. Ainda assim, estes exemplos básicos que mostramos são essenciais para ter um modelo de negócio novo.

Gostou de saber um pouco mais sobre as novidades que serão mais desejadas em 2021? Deixe o seu comentário sobre o assunto e compartilhe este post em suas redes sociais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "As 5 novidades do mercado mais desejadas para 2021"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!