MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE

Artrite reumatoide: entenda sobre a doença inflamatória sem cura

Os pacientes podem desenvolver deformidades e incapacidade para realização de atividades tanto de vida diária como profissional

Da Redação

·
A causa é desconhecida e acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens
Icone Camera Foto por Foto: Freepik
A causa é desconhecida e acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.02.2024, 10:17:47 Editado em 16.02.2024, 10:18:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações. A causa é desconhecida e acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens. Geralmente inicia entre 30 e 40 anos e sua piora aumenta com a idade.

continua após publicidade

Sintomas:

As articulações inflamadas provocam rigidez matinal, fadiga e, com a progressão da doença, há destruição da cartilagem articular e os pacientes podem desenvolver deformidades e incapacidade para realização de atividades tanto de vida diária como profissional.

As deformidades mais comuns ocorrem em articulações periféricas, como as juntas dos dedos, que se curvam de forma anormal, como dedos em botoeira, e dedos em pescoço de cisne, ou ainda desvio ulnar e hálux valgo, popularmente conhecido como joanete.

continua após publicidade
Artrite reumatoide: entenda sobre a doença inflamatória sem cura
Foto por Reprodução
Artrite reumatoide: entenda sobre a doença inflamatória sem cura
Foto por Reprodução

A artrite reumatoide atinge somente mãos, punhos e pés?

O doutor Gustavo Fassina, reumatologista especialista e titulado desde 2018, afirma que "Embora as articulações sejam os alvos principais, a artrite reumatoide pode impactar outros órgãos e sistemas. A inflamação crônica associada à doença pode afetar os tecidos em torno das articulações, levando a danos nos ligamentos e tendões. Além disso, sistemas internos como a pele, olhos, coração, pulmões e vasos sanguíneos podem ser afetados. Complicações como nódulos reumatoides na pele, inflamação ocular e problemas cardíacos são possíveis".

Artrite reumatoide: entenda sobre a doença inflamatória sem cura
Foto por Dr. Gustavo Fassina
continua após publicidade

Importância da procura por um diagnóstico precoce:

Segundo o reumatologista, o tratamento precoce ajuda a controlar os sintomas e retardar a progressão da doença, reduzindo a inflamação e prevenindo danos nas articulações, "A intervenção precoce pode melhorar significativamente o prognóstico a longo prazo, minimizando a incapacidade funcional e melhorando a qualidade de vida do paciente".

O médico ressalta ainda que "A artrite reumatoide não tratada ou mal controlada pode levar a danos permanentes nas articulações, causando deformidades e limitando a mobilidade. O tratamento precoce pode ajudar a prevenir ou minimizar esses danos". Em geral, quanto mais cedo o tratamento é iniciado, maior a probabilidade de uma resposta positiva aos medicamentos utilizados no controle da doença. "Tratar a artrite reumatoide em estágios iniciais pode ser mais eficaz e menos dispendioso do que lidar com complicações decorrentes de um diagnóstico tardio", relata o doutor.

Portanto, um diagnóstico precoce da artrite reumatoide é fundamental para melhorar os resultados clínicos e a qualidade de vida dos pacientes afetados por essa condição.

continua após publicidade

Primeiro sintoma:

A artrite reumatoide pode apresentar sintomas em praticamente todos os órgãos, mas geralmente o primeiro e mais comum entre os pacientes, como o próprio nome da doença sugere, é a artrite, que é quando a articulação apresenta: dor, calor e rubor (vermelhidão).

Na maioria das vezes a doença acomete as pequenas articulações de mãos, punhos, e pés de forma simétrica, isto é, ambos os lados ao mesmo tempo. Mas existe uma parcela dos doentes que pode apresentar um acometimento mais atípico em articulações grandes (joelhos, quadris) e de forma assimétrica. Caso a doença não for tratada, virtualmente qualquer articulação pode ser acometida.

Alimentação tem relação com a doença?

O Dr. Fassina afirma que isso é um mito! "A alimentação não é causa e nem tratamento da artrite reumatoide, pois trata-se de uma doença autoimune, isto é, onde o corpo 'ataca' o próprio corpo, seria ingênuo pensar que uma medida simples poderia controlar uma doença tão complexa que até hoje, nem sabemos a causa."

No entanto, o reumatologista informa que "uma alimentação saudável nesta condição é importante, o organismo do paciente está cronicamente submetido à inflação, que acelera o processo de aterosclerose (risco de ter um infarto ou AVC), sendo essa atualmente a maior causa de morte entre os doentes, portanto, uma alimentação saudável, ajuda a diminuir este risco."

Exames e diagnóstico:

Apenas um médico especialista pode avaliar quais exames devem ser solicitados a cada paciente.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Artrite reumatoide: entenda sobre a doença inflamatória sem cura"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!