MAIS LIDAS
VER TODOS

De novo

Argentina entra em alerta sobre possível infestação de gafanhotos

A praga que atingiu a Argentina em 2020 pode tornar a acontecer neste ano devido às condições climáticas

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.03.2024, 14:18:58 Editado em 04.03.2024, 14:18:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma grande praga atingiu a Argentina em 2020 e provocou prejuízos imensuráveis à agricultura. Quatro anos depois, o país tornou a declarar estado de alerta sobre uma nova possível infestação de gafanhotos.

continua após publicidade

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) divulgou um comunicado nas redes sociais, onde informa o estado de alerta. Ainda conforme o publicado, o objetivo das autoridades é implementar medidas protetivas para a detecção e controle dos insetos, bem como mitigar seu impacto na natureza e na produção vegetal.

A ação foi tomada pelo governo argentino após a praga ser detectada precocemente em diversas províncias do país. Os gafanhotos também foram vistos na Bolívia e no Paraguai.

continua após publicidade

De acordo com o Senasa, as ações são fundamentais para evitar ou reduzir os danos da praga em cultivos, pastagens e na flora nativa. Além disso, existe a possibilidade dos insetos invadirem a área urbana.

continua após publicidade

“A declaração de alerta visa evitar situações críticas como nos anos anteriores, destacando que até o momento não há enxames migratórios, mas as condições para que isso ocorra em breve estão presentes, sendo necessário agir de forma rápida e eficiente para conter a praga”, explicou o coordenador geral de Contingências e Emergências do Senasa, Héctor Medina.

Alguns fatores influenciaram para o surgimento da espécie, principalmente as condições climáticas.

Como parte do alerta, todas as pessoas responsáveis ou encarregadas de explorações agrícolas e pecuárias, assim como as autoridades sanitárias, ao observarem a presença de exemplares de gafanhotos em qualquer um de seus estágios (ovo, ninfa e adulto), são obrigadas a notificar imediatamente o Senasa no escritório local mais próximo ou por meio dos canais de comunicação do organismo.

continua após publicidade

Da mesma forma, no caso de detecção, as pessoas responsáveis pelas explorações agrícolas devem controlar a praga por meios próprios ou por meio de serviços prestados por terceiros, utilizando os princípios ativos autorizados pelo Senasa e seguindo a legislação em vigor para seu uso.

Com informações do MetSul Meteorologia.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Argentina entra em alerta sobre possível infestação de gafanhotos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!